Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487113
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BORGES, A. L. C. C.
GONTIJO, M. R.
PENNA, A. G.
RABELO, L. S.
GONCALVES, L. C.
BORGES, I.
RODRIGUES, J. A. S.
FERREIRA, J. J. C.
SOBREIRAS, R. F.
RODRIGUEZ, N. M.
Additional Information: JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Title: Avaliação dos teores de proteína bruta e digestibilidade "in vitro" da matéria seca de hibridos de "Sorghum bicolor" com "Sorghum sudanense".
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Otimizando a produção animal no Brasil do futuro. Anais. Santa Maria: SBZ: UFSM, 2003.
Language: pt_BR
Description: Foram avaliados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e digestibilidade "in vitro" da matéria seca (DIVMS) de dois híbridos comerciais e quatro híbridos experimentais de "Sorghum bicolor" com "Sorghum sudanense", plantados em duas épocas diferentes e submetidos a três cortes consecutivos. Utilizou-se um delineamento experimental de blocos ao acaso, utilizando-se quatro repetições de seis híbridos. As análises foram feitas utilizando-se o teste SNK (P<0,05). Houve diferença significativa (P<0,05) entre as médias dos híbridos para os teores de MS e PB. Na época 1, todos os híbridos tiveram menores teores de MS no corte 1 e os cortes 2 e 3 foram semelhantes entre si. Na primeira época, os híbridos não diferiram quanto à PB dentro dos cortes 2 e 3. Os híbridos tenderam a apresentar menores teores protéicos no terceiro corte, com exceção do híbrido CMSXS 156 x CMSXS 912, que manteve constantes seus teores de PB. Na época 2, os híbridos apresentaram maiores teores protéicos no primeiro corte. A primeira época de plantio apresentou média protéica superior (P<0,05) à segunda> Os valores médios de DIVMS dos híbridos não diferiram estatisticamente (P>0,05). Os valores apresentaram pequeno intervalo de variação, com valor médio de 57,00%. Os híbridos apresentaram valores semelhantes dentro de todos os cortes, em ambas as épocas de plantio. As épocas foram semelhantes (P>0,05) quanto os valores médios de DIVMS.
Thesagro: Nitrogênio
Sorgo
Valor Nutritivo.
Data Created: 2003-09-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaoteores.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace