Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490385
Título: Estabilidade dos agregados de um Latossolo Vermelho Típico submetido a diferentes usos e manejos.
Autoria: ALVARENGA, R. C.
CRUZ, J. C.
SANTANA, D. P.
PEREIRA FILHO, I. A.
Afiliação: RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS; JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS; DERLI PRUDENTE SANTANA, CNPMS; ISRAEL ALEXANDRE PEREIRA FILHO, CNPMS.
Ano de publicação: 2006
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 16., 2006, Aracaju. Novos desafios do carbono no manejo conservacionista: resumos e palestras. Aracaju: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2006.
Conteúdo: A qualidade e a conservação do solo e da água dependem dos sistemas de uso e manejo dos solos que afetam diferentemente a sua qualidade física. ° tamanho e a estabilidade dos agregados em água são importantes indicadores dessas alterações, pois espelham a resposta do solo ao manejo imposto sendo acumulativa com o decorrer do tempo. Portanto, conhecer o grau de alteração destes atributos auxilia na avaliação dos manejos e na correção de rumos dentro do planejamento de uso e manejo dos solos agrícolas. Este trabalho foi conduzido na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG, em um Latossolo Vermelho Típico Dístrófico. A estabilidade e o diâmetro médio ponderado (DMP) dos agregados foram determinados em quatro sistemas de uso e manejo: 1) Cerrado Nativo, 2) Floresta de Pinus, Sistema convencional de preparo de solo com arado de discos e sistema de plantio direto.
Thesagro: Conservação do Solo
Estrutura do Solo
Plantio Direto
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estabilidadeagregados.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace