Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491052
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FRANÇA, A. F. de S.
OLIVEIRA, R. de P.
MELLO, S. Q. S.
SOARES, T. V.
MIYAGI, E. S.
OLIVEIRA, E. R. de
RODRIGUES, J. A. S.
RODRIGUES FILHO, O.
BERNARDES, M. Q.
Additional Information: JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Title: Avaliação das silagens de quatro cultivares de sorgo sob três doses de nitrogênio. I. características fermentativas e densidades da silagem, produção de gases e efluentes.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ: UFPB, 2006.
Language: pt_BR
Keywords: Ácidos graxos voláteis.
Description: O trabalho teve como objetivo avaliar as características fermentativas, as densidades no momento de enchimento (Den) e da abertura dos silos (Dab), produção de gás e efluentes (EfI) da silagem de quatro cultivares de sorgo forrageiro sob doses crescentes de nitrogênio. Decorridos 111 dias de crescimento vegetativo, procedeu-se o corte e ensilagem dos híbridos no estágio pastoso tendendo para o farináceo. Como silos experimentais foram utilizados baldes plásticos (mini-silos) com capacidade para 15 litros. Os silos foram abertos em 10/05/2005, retirando-se uma sub-amostra de 500 g para extração do suco da silagem para determinação do pH e os ácidos graxos voláteis. Para o ácido acético as cultivares e tratamentos não diferiram (P>0.05), exceto para a cultivar BR 700, que diferiu (P<0.05) nos tratamentos. O teor do ácido propiônico diferiu significativamente (P<0,05) em todas as cultivares e em todos os tratamentos. Os teores do ácido butírico e o pH não diferiram (P>0,05) entre os tratamentos e cultivares. O ácido lático diferiu (P<O,05) tanto para as cultivares como para os tratamentos. As cultivares não diferiram no tratamento testemunha (P>O,05) para Den, Dab e Gas, exceto para EfI que apresentou diferença (P>0,05). Entre os tratamentos (60 e 120 kg/ha de N) apenas a cultivar 0369 255 diferiu das demais (P<0,05) para Den e Dab. A produção de gás não foi diferente entre as cultivares e entre os tratamentos (P>O,05).
Thesagro: Adubação
Ensilagem
Ph.
Data Created: 2008-04-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaosilagens1.pdf23,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace