Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491594
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: QUEIROZ, L. R.
COELHO, F. C.
BARROSO, D. G.
QUEIROZ, V. A. V.
Additional Information: LUCIANO RODRIGUES QUEIROZ; FABIO CUNHA COELHO; DEBORA GUERRA BARROSO; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS.
Title: Avaliação da produtividade de fitomassa e acúmulo de N, P e K em leguminosas arbóreas no sistema de aléias, em Campos dos Goytacazes, RJ.
Publisher: Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 31, n. 3, p. 383-390, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Agrofloresta.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de fitomassa da parte aérea e o acúmulo de N, P e K nas leguminosas arbóreas em sistemas agroflorestais de aléias, bem como verificar o efeito da adição de fósforo sobre as leguminosas. Foram realizados experimentos de campo com a utilização de leguminosas, com e sem adição de P, por dois anos consecutivos de avaliação, em Campos dos Goytacazes,RJ. Os tratamentos consistiram do sistema de aléias com Albizia lebbeck (L.) Benth., Peltophorum dubium (Spreng.) Taub., Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit., Cajanus cajan (L.) Millsp., Sesbania virgata (Cav.) Pers., Mimosa caesalpiniaefolia Benth. e Gliricidia sepium (Jacq.) Pers. Após oito meses de plantio das leguminosas, estas foram podadas a 1,5 m de altura, restando a haste principal. O material podado foi pesado, descartando-se os ramos com diâmetro superior a 1,5 cm e sendo retiradas as amostras compostas para determinações da fitomassa seca e dos teores de N, P e K. Efetuou-se nova poda 80 dias após a primeira, e pesou-se esse material. No primeiro ano, o guandu mostrou-se superior na produtividade de fitomassa seca e no acúmulo de N, P e K. No segundo ano de avaliação, no experimento com adição de P a leucena e a canafístula assemelharam-se ao guandu na produtividade de fitomassa, enquanto a leucena e o guandu, no acúmulo de N e P, porém a leucena superou o guandu e a canafístula no acúmulo de K na parte aérea. A aplicação de P teve efeito positivo na produtividade de fitomassa seca de algumas espécies.
Thesagro: Fósforo
Adubação Verde.
Data Created: 2008-11-06
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaoprodutividade.pdf506,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace