Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/494971
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LIMA, L. M. dA S.
WADT, L. H. de O.
KLIMAS, C.
Additional Information: Lílian M. da S. Lima, Ufac; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-RO; Christie Klimas, Universidade da Florida.
Title: Estudo fenológico e produção de frutos de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) no estado do Acre.
Publisher: In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 8., 2007, Caxambu. Ecologia no tempo demudanças globais: anais eletrônicos. São Paulo: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2007. Disponível em: <http://www.seb-ecologia.org.br/viiiceb/terrestre.html>.
Pages: 2 p.
Language: pt_BR
Keywords: Reserva Florestal da Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: A fenologia é um ramo da ecologia, onde se estuda por um período determinado, os fenômenos periódicos do ciclo de vida de espécies vegetais e suas relações com as condições do ambiente (Morellato, 1995). Sua principal importância está na necessidade de conhecer a biologia reprodutiva das plantas, sendo mais interessante às espécies de valor econômico, para que através dessas informações possam-se definir estratégias sustentáveis de uso, monitoramento dos impactos de exploração e também perpetuação de espécies. Dentre as espécies que possuem um grande valor econômico na Amazônia, podemos destacar a andiroba, que é uma espécie de uso múltiplo onde a madeira e o óleo extraídos das sementes são dois dos produtos mais importantes da espécie. A andirobeira pertence à família Meliaceae, pode atingir até 30 metros de altura, com fuste cilíndrico e reto, copa de tamanho médio e bastante ramosa. É amplamente distribuída em toda Amazônia e ocorre em alta freqüência em floresta de terra firme e na várzea (Embrapa Amazônia Oriental, 2004). O estudo fenológico da andiroba permite avaliar a disponibilidade de recursos da espécie ao logo do tempo, tais como produção de frutos, e auxilia na definição de estratégias que conciliam sustentabilidade com economicidade.
Thesagro: Andiroba
Carapa Guianensis
Fenologia.
Data Created: 2008-01-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
16780.pdf68,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace