Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/506311
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FAZOLIN, M.
ESTRELA, J. L. V.
CATANI, V.
ALÉCIO, M. R.
LIMA, M. S. de
Additional Information: MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; Joelma Lima Vidal Estrela, CNPq; VALDOMIRO CATANI, CPAF-AC; Marcio Rodrigo Alécio, UFAC; Marilene Santos de Lima, UFAC.
Title: Propriedade inseticida dos óleos essenciais de Piper hispidinervum C. DC.; Piper aduncum L. e Tanaecium nocturnum (Barb. Rodr.) Bur. & K. Shum sobre Tenebrio molitor L., 1758.
Publisher: Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 31, n. 1, p. 113-120, jan./fev. 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Pimenta-de-macaco
Cipó vick
Kangàrà kanê
Tanaecium nocturnum
Tenebrio molitor L
Inseticida botânico
Dilapiol
Safrol
Mandelonitrila
Aceites esenciales
Insecticidas botánicos
Western amazon.
Plagas de plantas
Amazonia occidental
Description: Óleos essenciais das piperáceas Piper aduncum L., Piper hispidinervum C. DC. e da bignoniácea Tanaecium nocturnum (Barb. Rodr.) Bur. & K. Shum foram avaliados para o controle de larvas de Tenebrio molitor L., 1758. Para a avaliação do efeito por contato em superfície contaminada, foram utilizados papéis-filtro impregnados com diferentes quantidades dos óleos essenciais. Para a avaliação do efeito tópico foram aplicados 5 mL de soluções com diferentes concentrações dos óleos sobre larvas de quinto instar do inseto. A taxa de mortalidade foi a variável utilizada para avaliar os experimentos. Todos os óleos essenciais apresentaram efeito inseticida sobre larvas de T. molitor, sendo que as respostas variaram em função da concentração utilizada, assim como do método de exposição do inseto. A toxicidade dos óleos essenciais foi elevada apresentando os seguintes valores de CL50: 0,045; 0,033 e 1,515 mL de óleo cm-2 para exposição por contato (papel filtro) aos óleos de P. hispidinervum, P. aduncum e T. nocturnum, respectivamente. Para a aplicação tópica, os valores da DL50 foram de: 0,000025; 0,009 e 0,000015 mL de óleo mg de inseto -1 para os óleos essenciais de P. hispidinervum, P. aduncum e T. nocturnum, respectivamente. Resultados promissores para o emprego desses óleos essenciais como inseticidas foram obtidos utilizando-se concentrações acima de 3,0% (v v-1) para P. hispidinervum e 2,5% (v v-1) para P. aduncum e T. nocturnum.
Thesagro: Praga de planta
Pimenta longa
Piper hispidinervum
Óleo essencial
Inseticida
NAL Thesaurus: Plant pests
Botanical insecticides
Essential oils
Safrole
Piper aduncum.
Data Created: 2007-06-01
ISSN: 1413-7054 (impresso) / 1981-1829 (online)
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
15186.pdf121,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace