Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/510516
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERREIRA, A. B.
OLIVEIRA, T. K. de
SA, C. P. de
Additional Information: Almecina Balbino Ferreira, Embrapa Acre; TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC.
Title: Diversificação de atividades na produção familiar no Projeto de Assentamento Colibri no Acre.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco. Amazônia, mudanças globais e agronegócios: o desenvolvimento em questão. Brasília, DF: Sober; Rio Branco: Ufac, 2008.
Pages: 20 p.
Language: pt_BR
Keywords: Projeto de Assentamento Colibri
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: O objetivo deste trabalho foi analisar a diversificação de atividades agrícolas na produção familiar do Projeto de Assentamento Colibri (P.A), no Acre. A primeira fase foi levantamento de campo, por meio da aplicação de questionário geral semi ? estruturado, quando foram entrevistados aleatoriamente 44 (quarenta e quatro famílias) das 66 que residem no P.A, para a caracterização dos sistemas de produção agrícola. A segunda fase foi aplicação de questionário para avaliação da porcentagem de renda bruta anual por produto em cada propriedade. Para tanto foram selecionados, aleatoriamente, 20 estabelecimentos. Em 10 estabelecimentos foi registrada a porcentagem de renda obtida por meio do consumo familiar, além do comercializado. A partir da porcentagem de renda bruta anual fez-se a diferenciação das tipologias agrícolas e calculou-se o índice de diversificação. Dentre as 20 propriedades pesquisadas no P.A., 15 foram classificadas como não diversificadas, com destaque para a cultura da banana. As diversificadas comercializam sempre entre três e nove produtos, dentre eles a banana, mandioca e citros. A porcentagem da renda bruta anual é um critério eficiente para classificar as propriedades quanto a especialização ou diversificação da produção. E o índice de diversificação é eficiente para identificar o grau de diversidade. Por fim, a produção direcionada para o consumo familiar, além da comercialização, é um relevante componente a ser considerado no levantamento da renda bruta anual das propriedades agrícolas.
Thesagro: Agricultura Familiar
Desenvolvimento Rural
Produção Agrícola.
Data Created: 2008-11-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20101.pdf478,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace