Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/510525
Título: Análise das taxas de recrutamento e mortalidade para 12 espécies madeireiras em uma floresta na Amazônia Ocidental.
Autoria: CRAVEIRO, I. C. P.
NAVES, R. P.
VASCONCELOS, J. M.
RIBAS, L. A.
Afiliação: Isabele Cristine Passos Craveiro, CNPq; Rafaele pereira Naves, CNPq; Janaína Medeiros Vasconcelos, CNPq; LUCIANO ARRUDA RIBAS, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBITI/CNPq//UFAC/EMBRAPA, 17.
MOSTRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 8., 2008, Rio Branco, AC. A iniciação científica em direção à formação de novos talentos na pesquisa: anais. Rio Branco, AC: Ufac, 2008.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: A exploração madeireira nas florestas Amazônicas vem crescendo nas últimas décadas. Junto a esse crescimento, vem também a degradação da flor esta, sendo necessário um sistema de exploração florestal que cause o menor impacto possível a floresta e que seja sustentável ao longo de vários ciclos. O estudo de como a floresta se comporta ao longo do tempo é fundamental para saber se a atividade nela realizada é sustentável. Para entender a dinâmica da floresta são usados algumas variáveis, como: demografia, densidade, diversidade, mortalidade, recrutamento entre outros. Considera-se que em florestas não perturbadas ocorre um equilíbrio dinâmico, onde os indivíduos mortos são substituídos ao longo do tempo por novos indivíduos (recrutas). Neste trabalho é apresentada a análise de alguns desses indicadores para espécies madeireiras em uma floresta manejada sobre regime de manejo florestal de impacto reduzido.
Palavras-chave: Recursos florestais
Exploração madeireira
Manejo florestal de baixo impacto
Amazônia Ocidental
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20110.pdf12,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace