Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMENDONÇA, C. E. S.
dc.contributor.authorRIBEIRO FILHO, M. R.
dc.contributor.authorGONÇALVES, I. V. C.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorARAÚJO, J. K. S.
dc.contributor.authorFERREIRA, G. B.
dc.contributor.authorCHAVES, V. C.
dc.date.accessioned2022-04-27T14:07:45Z-
dc.date.available2022-04-27T14:07:45Z-
dc.date.created2009-09-29
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512575-
dc.descriptionO processo de salinização e/ou sodificação pode ocorrer naturalmente em regiões áridas ou semi-áridas onde se observa uma evapotranspiração superior às precipitações. No entanto, problemas mais graves são verificados em áreas irrigadas nessas regiões devido, principalmente, à utilização de água com altas concentrações de sais solúveis; ao manejo inadequado da técnica de irrigação e à inexistência ou ineficiência do sistema de drenagem. Os efeitos adversos provocados pela elevada salinidade e/ou sodicidade do solo limitam ou impedem o desenvolvimento das plantas e a produtividade das culturas, gerando impactos econômicos e sociais. A elevada concentração de sais solúveis e/ou alto teor de sódio trocável estão entre os principais problemas que afetam as áreas irrigadas no Nordeste brasileiro. Com o objetivo de avaliar os efeitos da irrigação e da adubação sobre mudanças nas características químicas do solo após doze anos de cultivo este trabalho foi realizado em área de ARGISSOLO VERMELHOAMARELO localizada no município de Juazeiro ? BA, cultivada com acerola e manga. Os resultados analíticos mostraram que houve um aumento do pH, da CE, das bases trocáveis e do fósforo ?disponível?.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação das alterações químicas após 12 anos sob irrigação por gravidade e localizada: II. Em um Argissolo Vermelho-Amarelo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.thesagroSalinidade
riaa.ainfo.id512575
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-27
dc.contributor.institutionCLÁUDIO EVANGELISTA SANTOS MENDONÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
dc.contributor.institutionMATEUS ROSAS RIBEIRO FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOpor
dc.contributor.institutionISRAEL VENISMARE CORDEIRO GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOpor
dc.contributor.institutionMARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPSpor
dc.contributor.institutionJANE KELLY SILVA ARAÚJOpor
dc.contributor.institutionGIZELIA BARBOSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSpor
dc.contributor.institutionVANESSA CARINE CHAVES, IBGE.por
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-das-alteracoes-quimicas-apos-12-anos-2009.pdf55.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace