Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512603
Título: Teores de água no solo e eficácia do herbicida fomesafen no controle de amaranthus hybridus.
Autoria: ZANATTA, J. F.
PROCOPIO, S. D. O.
MANICA-BERTO, R.
PAULETTO, E. A.
CARGNELLUTI FILHO, A.
VARGAS, L.
SGANZERLA, D. C.
ROSENTHAL, M. D.
PINTO, J. J. O.
Afiliação: JOCEMAR FRANCISCO ZANATTA, UEMA; SERGIO DE OLIVEIRA PROCOPIO, CPATC; ROBERTA MANICA-BERTO, UFPel; ELOY ANTONIO PAULETTO, UFPel; ALBERTO CARGNELLUTI FILHO, UFSM; LEANDRO VARGAS, CNPT; DAIANE CRISTINA SGANZERLA, UFPel; MARIANE D'AVILA ROSENTHAL, UFPel; JESUS JUAREZ OLIVEIRA PINTO, UFPel.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. Fortaleza: SBCS, 2009. 1 CD-ROM. Física do solo.
Conteúdo: Com o objetivo de avaliar a eficácia do herbicida fomesafen no controle de plantas de Amaranthus hybridus se desenvolvendo em solo com diferentes teores de água e determinar qual o menor teor de água do solo que não prejudica a ação desse herbicida no controle dessa espécie, foi realizado um experimento em casa de vegetação. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 5 x 5, envolvendo cinco intervalos entre a última irrigação e a aplicação do herbicida (0, 6, 12, 24 e 48 horas) e cinco doses de fomesafen (0,0; 62,5; 125,0; 250,0 e 375,0 g ha-1). Quando as plantas atingiram estádio de quatro pares de folhas foi aplicado 10 mm de chuva simulada, conforme tratamento previsto. Ao término do período de simulação de chuva, aplicou-se o herbicida utilizando pulverizador costal pressurizado com CO2, com volume de calda de 120 L ha-1. Aos 5, 22, 29 e 43 dias após a aplicação (DAA) do herbicida foi avaliado o controle (por escala visual) de A. hybridus e, aos 43 DAA foram avaliadas também a massa seca de raízes e da parte aérea. A aplicação de 375,0 g ha-1 de fomesafen proporcionou controle satisfatório de A. hybridus, independentemente do intervalo entre a última irrigação e a aplicação do herbicida ou do teor de umidade do solo. Pulverizações de 250,0 g ha-1 de fomesafen em solo com teor de água maior que 0,12 cm3 cm-3 não afetaram a eficácia do herbicida sobre A. hybridus. Teores de água no solo acima de 0,15 cm3 cm-3 não prejudicam a eficácia do fomesafen, aplicado em dose superior a 125,0 g ha-1, no controle de A. hybridus.
Thesagro: Solo
Física do solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CPATC-876.pdf112,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace