Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512662
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMORELLO, C. de L.
dc.contributor.authorSUASSUNA, N. D.
dc.contributor.authorFERREIRA, A. C. de B.
dc.contributor.authorBEZERRA, W.
dc.date.accessioned2026-06-12T13:53:22Z-
dc.date.available2026-06-12T13:53:22Z-
dc.date.created2009-09-29
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 7., 2009, Foz do Iguaçu. Sustentabilidade da cotonicultura brasileira e expansão dos mercados: anais. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2009.
dc.identifier.issn2175-2311
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512662-
dc.descriptionEntre as principais demandas tecnológicas para a implantação do cultivo do algodoeiro no sistema adensado e em safrinha está a disponibilidade de cultivares apropriadas, portadoras de caracteres como menor vigor de crescimento, frutificação concentrada, resistência às doenças, elevado desempenho produtivo e com qualidade de fibra em níveis adequados. Neste estudo foram avaliadas 32 linhagens, em dois experimentos, em cultivo adensado, com espaçamento entre fileiras de 0,45 m e 7 a 8 plantas/m, com semeadura em 28/01/2009, em Santa Helena de Goiás, GO. Avaliou-se o desenvolvimento em termos de número de dias para florescimento e formação de capulhos, o crescimento das plantas, o potencial produtivo e a resistência à mancha de ramulária e ao mosaico da nervura (doença azul). Destacaram-se as linhagens CNPA 2007-239 e CNPA 2007-700. A CNPA 2007239 manifestou precocidade e porte abaixo da média do experimento e produtividade de algodão em caroço acima da média do experimento. Obteve também a maior percentagem de fibra e uma das maiores produtividades de pluma, com mediana severidade de mancha de ramulária a baixa ocorrência de sintomas de virose. A CNPA 2007-700 obteve um dos maiores desempenhos produtivos, com a maior percentagem de fibra, conferindo à mesma a maior produtividade de pluma. Também obteve as menores severidades e ocorrências de ramulariose e virose, respectivamente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivo adensado
dc.titleDesempenho de linhagens de algodoeiro em cultivo adensado e em safrinha.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAlgodão
dc.subject.thesagroSafrinha
riaa.ainfo.id512662
riaa.ainfo.lastupdate2026-06-12
dc.contributor.institutionCAMILO DE LELIS MORELLO, CNPA; NELSON DIAS SUASSUNA, CNPA; ALEXANDRE CUNHA DE BARCELLOS FERREIRA, CNPA; WASHINGTON BEZERRA, CNPA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desempenho-de-linhagens.pdf239,73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace