Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, P. C. de
dc.contributor.authorBEZERRA NETO, E.
dc.date.accessioned2022-04-28T17:21:29Z-
dc.date.available2022-04-28T17:21:29Z-
dc.date.created2009-09-30
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512764-
dc.descriptionSistemas agrícolas que envolvem a reposição de resíduos vegetais apresentam potencial de manter o teor de carbono orgânico total (COT) do solo e de influenciar a proporção de substâncias húmicas (SH) importantes para melhorar a qualidade do solo e contribuir para a sustentabilidade ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar os teores de COT e das SH em Latossolos Amarelos da zona da mata norte do estado de Pernambuco sob sistema agroflorestal, floresta nativa, agricultura de subsistência e cultivo de cana-de-açúcar, considerando-se as camadas de 0-5, 5-20 e 20-40 cm. O sistema agroflorestal contribuiu para manter o teor de COT do solo. Nas camadas de 0-5 e 5-20 cm este sistema foi o que mais se aproximou da floresta na manutenção do COT; na camada de 20-40 cm, o sistema agroflorestal também contribuiu para manter o teor de COT. O cultivo da cana-de-açúcar não foi eficiente em manter o COT nas camadas mais superficiais, mas foi equivalente à floresta na camada 20-40 cm. O sistema de agricultura de subsistência mostrou-se ineficiente na manutenção do COT. Em todas as camadas de todos os manejos, o teor de carbono na fração ácidos fúlvicos predominou sobre o correspondente na fração ácidos húmicos. Os teores de carbono na fração humina foram sempre superiores à soma dos teores correspondentes das frações ácidos fúlvicos e ácidos húmicos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSubstâncias húmicas
dc.subjectÁcidos húmicos
dc.subjectÁcidos fúlvicos
dc.subjectHumina
dc.titleCarbono orgânico total e substâncias húmicas em Latossolo sob diferentes manejos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLatossolo Amarelo
riaa.ainfo.id512764
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-28
dc.contributor.institutionPAULO CARDOSO DE LIMA, CNPS; EGÍDIO BEZERRA NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carbono-organico-total-e-substancias-humicas-em-Latossolo-2009.pdf107,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace