Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, T. L.
dc.contributor.authorMIRETTI, M. C.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorBETTA, M.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.contributor.authorPOLIDORO, J. C.
dc.date.accessioned2022-03-28T16:00:23Z-
dc.date.available2022-03-28T16:00:23Z-
dc.date.created2009-10-01
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512910-
dc.descriptionA densidade do solo é um atributo de importância para estudos agronômicos e mais recentemente tem sido amplamente utilizada na avaliação dos impactos do uso da terra nos estoques de carbono (C) do solo. Alguns trabalhos foram previamente realizados com o intuito de propor modelos de regressão, ou funções de pedotransferência (PTFs) capazes de estimar esse atributo. Este trabalho propõe comparar alguns desses modelos e verificar, para um conjunto de dados de solos do Sudoeste Goiano, qual melhor estima esse atributo. O valor médio de densidade da base utilizada se apresentou diferente estatisticamente a todas as médias das densidades estimadas. Os modelos também tenderam a apresentar médias diferentes entre si. A exceção são os modelos 1 e 2 de Benites et. al [1] e os modelos 3, 4 e 5 conforme Benites et. al [1], Bernoux et. al [10], Tomassela e Hodnett [11], que apresentaram, ao nível de 25% de significância, médias consideradas iguais. Os modelos 1 e 2 [1] estimaram valores de densidade que mais se aproximaram da densidade real dos solos amostrados. Conclui-se que os modelos se mostraram tendenciosos, na medida em que superestimaram a densidade de solos característicos do Sudoeste Goiano. Desta forma, acredita-se que modelos de regressão regionais devam ser propostos para serem utilizados para regiões particulares de estudo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFunções da pedotransferência
dc.subjectMatéria orgânica do solo
dc.titleComparando modelos matemáticos para estimativa da densidade do solo em solos do Sudoeste Goiano.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCerrado
riaa.ainfo.id512910
riaa.ainfo.lastupdate2022-03-28
dc.contributor.institutionTHAMYRES LACERDA ROCHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ; MARIA CELESTE MIRETTI, UNIVERSIDAD NACIONAL DEL LITORAL - ARGENTINA; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; MARCONI BETTA, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comparando-modelos-matematicos-para-estimativa-da-densidade-do-solo-2009.pdf166,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace