Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, J. K. S.
dc.contributor.authorMENDONÇA, C. E. S.
dc.contributor.authorRIBEIRO FILHO, M. R.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorGONGALVES, I. V. C.
dc.contributor.authorFERREIRA, G. B.
dc.contributor.authorCHAVES, V. C.
dc.date.accessioned2022-04-27T14:18:06Z-
dc.date.available2022-04-27T14:18:06Z-
dc.date.created2009-10-02
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513069-
dc.descriptionAs adversidades climáticas do semi-árido brasileiro aliado a fatores como solos rasos e baixa capacidade de retenção de água, resultam em uma agricultura de risco, tornando a irrigação fundamental para o desenvolvimento da região. O excesso de água em algumas áreas irrigadas da região semi-árida aliada ao manejo inadequado da irrigação tem provocado graves problemas de elevação do lençol freático. Com o objetivo de coletar informações sobre a posição e flutuação do lençol freático o estudo foi desenvolvido na fazenda Hortibom, no perímetro irrigado de Maniçoba em Juazeiro?BA. Realizando-se o monitoramento das flutuações do lençol freático quinzenalmente com uma sonda que emite um som ao entrar em contato com a água em treze poços de observação durante o período de 1996 a 2002. Os solos foram classificados como ARGISSOLO VERMELHO AMARELO Eutrófico latossólico irrigados inicialmente através de sulcos de infiltração e posteriormente por irrigação localizada. A profundidade média anual do lençol freático no período de 1996 a 2002 foi de 1,15 m. A média mais próxima da superfície do solo foi de 1,02 m em 1999 e a mais distante da superfície do solo foi de 1,35 m em 2001.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPoço de observação
dc.titleEstudo do lençol freático após 12 anos sob irrigação por gravidade e localizada: I. Em um Argissolo Vermelho-Amarelo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDrenagem
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroSalinidade
riaa.ainfo.id513069
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-27
dc.contributor.institutionJANE KELLY SILVA ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; CLÁUDIO EVENGELISTA SANTOS MENDONÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; MATEUS ROSAS RIBEIRO FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; ISRAEL VENISMARE CORDEIRO GONGALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; VANESSA CARINE CHAVES, IBGE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo-do-lencol-freatico-apos-12-anos-2009.pdf67,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace