Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513069
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorARAÚJO, J. K. S.
dc.contributor.authorMENDONÇA, C. E. S.
dc.contributor.authorRIBEIRO FILHO, M. R.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorGONGALVES, I. V. C.
dc.contributor.authorFERREIRA, G. B.
dc.contributor.authorCHAVES, V. C.
dc.date.accessioned2022-04-27T14:18:06Z-
dc.date.available2022-04-27T14:18:06Z-
dc.date.created2009-10-02
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513069-
dc.descriptionAs adversidades climáticas do semi-árido brasileiro aliado a fatores como solos rasos e baixa capacidade de retenção de água, resultam em uma agricultura de risco, tornando a irrigação fundamental para o desenvolvimento da região. O excesso de água em algumas áreas irrigadas da região semi-árida aliada ao manejo inadequado da irrigação tem provocado graves problemas de elevação do lençol freático. Com o objetivo de coletar informações sobre a posição e flutuação do lençol freático o estudo foi desenvolvido na fazenda Hortibom, no perímetro irrigado de Maniçoba em Juazeiro?BA. Realizando-se o monitoramento das flutuações do lençol freático quinzenalmente com uma sonda que emite um som ao entrar em contato com a água em treze poços de observação durante o período de 1996 a 2002. Os solos foram classificados como ARGISSOLO VERMELHO AMARELO Eutrófico latossólico irrigados inicialmente através de sulcos de infiltração e posteriormente por irrigação localizada. A profundidade média anual do lençol freático no período de 1996 a 2002 foi de 1,15 m. A média mais próxima da superfície do solo foi de 1,02 m em 1999 e a mais distante da superfície do solo foi de 1,35 m em 2001.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPoço de observação
dc.titleEstudo do lençol freático após 12 anos sob irrigação por gravidade e localizada: I. Em um Argissolo Vermelho-Amarelo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDrenagem
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroSalinidade
riaa.ainfo.id513069
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-27
dc.contributor.institutionJANE KELLY SILVA ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; CLÁUDIO EVENGELISTA SANTOS MENDONÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; MATEUS ROSAS RIBEIRO FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; ISRAEL VENISMARE CORDEIRO GONGALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; VANESSA CARINE CHAVES, IBGE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estudo-do-lencol-freatico-apos-12-anos-2009.pdf67.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace