Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROSSI, C. Q.
dc.contributor.authorPEREIRA, M. G.
dc.contributor.authorGIACOMO, S. G.
dc.contributor.authorBETTA, M.
dc.contributor.authorPOLIDORO, J. C.
dc.date.accessioned2022-04-12T14:00:36Z-
dc.date.available2022-04-12T14:00:36Z-
dc.date.created2009-10-05
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513147-
dc.descriptionA matéria orgânica do solo apresenta grande potencial para ser utilizada como atributo chave da qualidade do solo, pois, além de satisfazer o requisito básico de ser sensível a modificações pelo manejo do solo, ainda é fonte primária de nutrientes às plantas, influencia a infiltração, retenção de água e suscetibilidade à erosão. O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial do fracionamento granulométrico do solo como indicador de qualidade do solo no plantio da soja sobre palhada de braquiária e sorgo no Cerrado Goiano. Foram coletadas amostras de Latossolo Vermelho, no município de Montividiu-GO. As amostras foram retiradas em cinco profundidades nos sistemas: cultivo de soja (Glycine max.) no período chuvoso e braquiária (Brachiaria ruziziensis) no período seco (SB) e cultivo de soja na safra e sorgo na safrinha (Sorghum bicolor L. Moench) variedade DKB 599 (SS). A matéria orgânica particulada (MOP) mostrou-se mais eficiente para evidenciar as diferenças entre os sistemas avaliados, diferindo estatisticamente entre os sistemas em todas as profundidades e nas duas coletas realizadas. Os valores da fração MOM diferiram estatisticamente entre os sistemas avaliados em todas as profundidades, sempre com maiores médias para o sistema SS.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFracionamento físico
dc.subjectSolos do cerrado
dc.subjectCarbono orgânico
dc.titleFracionamento granulométrico da matéria orgânica como indicador de qualidade do solo em área de soja cultivada sobre palhada de braquiária e sorgo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id513147
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-12
dc.contributor.institutionCELESTE QUEIROZ ROSSI, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; SIMONE GUIMARÃES GIACOMO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; MARCONI BETTA, UNIVERSIDADE RIO VERDE; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fracionamento-granulometrico-da-materia-organica-2009.pdf62.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace