Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, F. W. de F.
dc.contributor.authorEBELING, A. G.
dc.contributor.authorANJOS, L. H. C. dos
dc.contributor.authorPEREIRA, M. G.
dc.contributor.authorPEREZ, D. V.
dc.date.accessioned2022-04-25T17:01:40Z-
dc.date.available2022-04-25T17:01:40Z-
dc.date.created2009-10-05
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513162-
dc.descriptionOs Organossolos ocorrem em pequenas extensões territoriais no Brasil e estão em equilíbrio relativamente frágil com o ambiente, representando fonte relevante de estoque de carbono orgânico no solo. O objetivo deste trabalho foi quantificar as frações da matéria orgânica em Organossolos com diferentes usos e coberturas. Foram amostrados sete perfis de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, caracterizados e classificados segundo Embrapa. Foi feito o fracionamento químico das substâncias húmicas e quantificado o teor de carbono das frações humina (C-HUM), ácidos húmicos (CFAH) e ácidos fúlvicos (C-FAF). Dentre os resultados a HUM apresentou os maiores teores de carbono, seguida da FAH e com menores teores para FAF. O método para o fracionamento superestimou os valores de humina verdadeira, quantificando formas de C não solúveis em meio alcalino, incluindo fibras e outros materiais orgânicos. O percentual de recuperação de C apresentou grande variação, principalmente nas amostras com baixo teor de carbono. O teor de C total apresentou alta correlação com o C-FAH, C-HUM, CFAF, com coeficientes altamente significativos. Os teores de N, determinados pelo CHN, tiveram alta correlação com o C-FAH, indicando que esta fração está intimamente relacionada aos N no solo. O C-FAH apresentou as melhores correlações com alguns atributos dos solos estudados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSubstâncias húmicas
dc.titleFracionamento químico da matéria orgânica de Organossolos no estado do Rio de Janeiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.subject.thesagroPh
riaa.ainfo.id513162
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-25
dc.contributor.institutionFRANCISMO WAGNER DE FREITAS GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; ADIERSON GILVANI EBELING, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; LUCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fracionamento-quimico-da-materia-organica-de-Organossolos-2009.pdf163,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace