Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513236
Título: Produção de milho safrinha consorciado com Pinhão-manso em Dourados, MS.
Autor: SILVA, J. A. N. da
SILVA, C. J. da
SOUZA, C. M. A. de
BOTTEGA, S. P.
ABRÃO, J. S.
Afiliación: JOÃO ALFREDO NETO DA SILVA, UFGD; CESAR JOSE DA SILVA, CPAO; CRISTIANO MÁRCIO ALVES DE SOUZA, UFGD; SIMONE PRISCILA BOTTEGA, UFGD; JULIANE SALES ABRÃO, UFGD.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009. Montes Claros. Biodiesel: inovação tecnológica: anais. Lavras: UFLA, 2009.
Descripción: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a viabilidade técnica do cultivo de milho safrinha, consorciado com pinhão manso (Jatropha curcas L.), visando à maximização do uso do solo e ampliando à produção de alimentos e matéria prima para o biodiesel, testando mais uma alternativa à agricultura, em especial para agricultores familiares. O experimento foi conduzido na Fazenda Paraíso. O pinhão manso foi implantado em novembro de 2006 no espaçamento de 3x2m. Entre as linhas de pinhão manso foram implantadas três linhas de milho em janeiro de 2009, no espaçamento de 0,9m entre linhas com cinco plantas por metro linear. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 3x2, sendo três cultivares (Sol da Manhã, BRS 1010, BRS 2020) e dois sistemas de cultivo (solteiro e consórcio), com quatro repetições. A altura de plantas e altura de inserção da espiga, não foram afetadas pelo sistema de cultivo. O diâmetro de colmo, massa seca total, diâmetro de espiga, comprimento de espiga, diâmetro de sabugo, número de fileira de grãos, número de grãos/fileira, peso de 100 grãos e produção de grãos foram maiores no sistema de cultivo solteiro. As cultivares BRS 2020 (2939 kg ha-1 ) e BRS 1010 (1644 kg ha-1)apresentaram maior produção de grãos nos sistemas solteiros e consorciados, respectivamente. Os resultados obtidos neste experimento permitem concluir que: o sistema de consórcio de milho com pinhão manso reduziu a produção de milho; são necessários estudos com espaçamentos maiores do pinhão manso, quando o objetivo for consorciar com outras culturas; a cultivar BRS 1010 adaptou-se melhor ao cultivo consorciado com pinhão manso; a cultivar BRS 2020 apresentou maior tolerância ao déficit hídrico que a Sol da Manhã e BRS 1010.
Thesagro: Milho
Palabras clave: Pinhão-Manso
Cultivo consorciado
Notas: Trabalho publicado também em Resumos do CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009. Montes Claros; Publicação original em CD
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
31865.pdf23.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace