Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513265
Title: Monitoramento espaço-temporal de espécies de plantas daninhas sob sistema de plantio direto.
Authors: SILVA, J. A. A.
SANTOS, M. A. dos
LOPES, S. de C.
KARAM, D.
Affiliation: Jéssica Aline Alves Silva, Centro Universitário de Sete Lagoas; Marcos Aurélio dos Santos, Universidade Norte do Paraná; Stéfano de Carvalho Lopes, Faculdades Promove; DECIO KARAM, CNPMS.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 9.
CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ECOLOGIA, 3., 2009, São Lourenço. Ecologia e o futuro da biosfera: anais. São Paulo: SEB: Instituto de Biociências, 2009.
Description: Estudos relacionados à distribuição espacial e temporal das plantas daninhas são de fundamental importância no contexto agronômico e ambiental, pelo fato de possibilitar a combinação de técnicas de manejo adequado visando reduzir as populações de plantas espontâneas em um nível que não ocasionem prejuízos à cultura de interesse, conhecer o ciclo de vida dessas comunidades e causar alterações mínimas ao meio ambiente, como também de conferir menor despesas de custeio para a produção, pelo uso racionalizado de herbicidas. Diversos métodos geoestatísticos podem ser empregados no monitoramento de plantas daninhas em uma determinada área, dentre eles a amostragem em grade, “grid”. Tal técnica consiste na divisão da área agrícola em quadrículas ou pequenas células formando uma grade predeterminada com pontos georreferenciados onde são feitas amostragens sistemáticas sobre a comunidade infestante, que geram desta maneira uma amostra que represente aquela sub-área. Estas informações coletadas em cada sub-área são convertidas em um mapa de infestação por “krigagem”, ou outro método relacionado.
Thesagro: Milho
Plantio direto
Dinâmica Populacional
Keywords: Planta daninha
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monitoramento-espaco-temporal-de-especies-de-plantas-daninhas.pdf119.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace