Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513375
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. B. de
dc.contributor.authorLIMA, E. S. A
dc.contributor.authorPOLIDORO, J. C.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.contributor.authorMATOS, T. de S.
dc.contributor.authorDONAGEMMA, G. K.
dc.date.accessioned2018-08-07T00:46:39Z-
dc.date.available2018-08-07T00:46:39Z-
dc.date.created2009-10-07
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513375-
dc.descriptionO óxido de magnésio (MgO) é um produto intermediário dessa indústria oriundo da calcinação da magnesita, com grande potencial de uso agrícola. Objetivando avaliar dois granulados produzidos a partir da mistura de MgO, gesso, betonita e melado, com o MgO em pó e mais dois fertilizantes comerciais (Fosmag e SKMg), conduziu-se um experimento com sorgo em casa-de-vegetação. Antes da adubação a amostra de um Planossolo foi dividida em 4 partes: uma que não recebeu calagem alguma , uma segunda parte que recebeu calcário calcítico na dose de uma vez a necessidade de calagem do solo (NC). Uma terceira parte recebeu calcário dolomítico na dose quivalente a uma vez a NC, e a quarta parte recebeu calcário dolomítico atendendo a metade da NC. A correção do solo com os calcários proporcionou incrementos na matéria seca (MS) e na área foliar de sorgo. As diferentes fontes de Mg avaliadas proporcionaram respostas diferenciadas nas plantas. As duas formas granuladas do MgO se apresentaram superiores ao MgO em pó, principalmente para as maiores doses quando se avalia o crescimento do sorgo pela MS. Plantas de sorgo apresentaram crescimento reduzido quando o solo foi corrigido com calcário calcítico e a ele foi adicionado o MgO na forma de pó. Esse comportamento deixa de existir quando a correção é feita com calcário dolomítico, especialmente na metade da dose recomendada. As fontes alternativas granuladas com MgO apresentam potencial de uso para a cultura equivalente a fontes comerciais.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleMatéria seca e área foliar de plantas de sorgo submetidas a diferentes fontes comerciais e alternativas de magnésio.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-08-07T00:46:39Zpt_BR
dc.subject.thesagroFertilizante
dc.subject.thesagroOxido de Magnésio
dc.subject.thesagroPlantio Direto
riaa.ainfo.id513375
riaa.ainfo.lastupdate2018-08-06
dc.contributor.institutionFABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; RAFAEL BRAGA DE OLIVEIRA, ESTAGIÁRIO EMBRAPA SOLOS; ERICA SOUTO ABREU LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; TALITA DE SANTANA MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBCS2009BALIEIRO2573.pdf233,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace