Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513562
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, J. C. P. dos
dc.contributor.authorSILVA, A. B. da
dc.contributor.authorSILVEIRA, H. L. F. da
dc.contributor.authorMARIN, F. R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA NETO, M. B. de
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorNASCIMENTO, D. V. do
dc.date.accessioned2022-04-27T14:21:10Z-
dc.date.available2022-04-27T14:21:10Z-
dc.date.created2009-10-09
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513562-
dc.descriptionO conhecimento do potencial agrícola das terras é um aspecto muito importante para a orientação quanto ao uso racional dos recursos financeiros e ambientais. Este trabalho teve como objetivo identificar, na região dos Tabuleiros Costeiros e da Baixada Litorânea de Sergipe, as áreas com melhor potencial pedológico para o cultivo da cana-de-açúcar. Foi utilizado como material básico o levantamento de reconhecimento de média intensidade dos solos da região dos Tabuleiros Costeiros e da Baixada Litorânea do Estado de Sergipe, na escala 1:100.000. A interpretação foi feita para o uso das terras empregando médio nível tecnológico (manejo B). Os solos foram enquadrados nas classes de aptidão agrícola boa, regular, marginal e inapta, em função do seu potencial produtivo e, ou, dos riscos de degradação ambiental devido ao uso e manejo das terras com a cultura. O estudo estimou que 364 km² (5 % da região estudada) apresentam aptidão pedológica boa, e, 4.770 km² (67 % da área), aptidão regular, para a cultura da cana. O restante da área é formado por solos de aptidão marginal ou inapta para a cultura. Os locais de ocorrência das melhores áreas para a cultura foram indicados por meio de um mapa com o potencial pedológico da região estudada. As melhores áreas encontram-se uniformemente distribuídas ao longo de toda a região dos Tabuleiros, sendo pequena a ocorrência de solos aptos na Baixada Litorânea, em função do caráter arenoso dos seus solos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSergipe
dc.subjectAptidão pedológica
dc.titlePotencial dos solos dos tabuleiros costeiros e da baixada litorânea do Estado de Sergipe, para o cultivo da cana-de-açúcar, empregando médio nível tecnológico.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCana de Açúcar
riaa.ainfo.id513562
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-27
dc.contributor.institutionJOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; HILTON LUIS FERRAZ DA SILVEIRA, CNPS; FABIO RICARDO MARIN, CNPTIA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; DIÓGENES VIRGINIO DO NASCIMENTO, ESTAGIÁRIO EMBRAPA SOLOS UEP.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Potencial-dos-solos-dos-tabuleiros-costeiros-e-da-baixada-litoranea-2009.pdf613.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace