Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorANDRADE, D.
dc.contributor.authorGONÇALVES, K.
dc.contributor.authorDONAGEMMA, G. K.
dc.contributor.authorZONTA, E.
dc.contributor.authorGENÚNCIO, G.
dc.contributor.authorFOGAÇA, C.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.date.accessioned2018-08-07T00:46:55Z-
dc.date.available2018-08-07T00:46:55Z-
dc.date.created2009-10-13
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513642-
dc.descriptionObjetivou-se avaliar o crescimento e os sintomas de deficiência de macronutrientes em plantas de pinhão manso, utilizando a técnica do nutriente faltante sendo usada a solução completa de Hoagland. As plantas foram conduzidas em soluções de Hoagland completa, com omissão de N, omissão de P, omissão de K, omissão de Ca e omissão de Mg. O delineamento foi inteiramente casualizado com doze repetições para solução nutritiva completa e seis repetições, os tratamentos com omissão de N, P, K, Ca e Mg. Foram obtidas as médias de diâmetro e altura dos tratamentos aos 30, 60 e 90 dias após o plantio (DAP). Foram observadas menores alturas nas plantas conduzidas na solução com omissão de Ca e K. O diâmetro médio das plantas em todos os tratamentos aumentou aos 60 DAP, e foi estável até a coleta realizada aos 90 DAP. Pode-se concluir que a omissão de Ca e K favoreceu ao menor crescimento do pinhão manso e maiores diâmetros de caule foram observados aos 60 DAP, com estabilização após esta data de avaliação. Os sintomas, de modo geral, foram semelhantes aos de outras espécies, porém o comportamento da planta em resposta a ausência de nutrientes foi diferenciada, em especial para omissão de N e Ca.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDiagnose visual
dc.subjectNutrição mineral
dc.titleSintomas de deficiência de macronutrientes em solução nutritiva e parâmetros de crescimento do pinhão manso (Jatropha curcas L.).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-08-07T00:46:55Zpt_BR
dc.subject.thesagroCrescimento
riaa.ainfo.id513642
riaa.ainfo.lastupdate2018-08-06
dc.contributor.institutionDEBORAH ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL RUAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; KARINE GONÇALVES, UIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; EVERALDO ZONTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; GLAUCIO GENÚNCIO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; CRISTIANE FOGAÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBCS2009DONAGEMMA2484.pdf183,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace