Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTAUNER, G. A.
dc.contributor.authorASSIS, R. L. de
dc.contributor.authorPROCOPIO, S. de O.
dc.contributor.authorCARMO, M. L. do
dc.contributor.authorPIRES, F. R.
dc.contributor.authorCARGNELUTTI FILHO, A.
dc.contributor.authorPEREIRA, G. B.
dc.contributor.authorSILVA, W. F. P. da
dc.date.accessioned2023-03-24T19:50:24Z-
dc.date.available2023-03-24T19:50:24Z-
dc.date.created2009-10-14
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., Fortaleza, 2009. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. Fortaleza: SBCS, 2009. 1 CD-ROM. Poluição do Solo.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513803-
dc.descriptionO objetivo desse trabalho foi avaliar a influência de diferentes lâminas de água no solo sobre a fitorremediação de solo contaminado com o herbicida picloram por plantas de capim-pé-de-galinha-gigante (Eleusine coracana). Como substrato para o crescimento das plantas, utilizou-se amostras de solo classificado como Latossolo Vermelho distroférrico. A quantidade de água evaporada média foi determinada através de dois evaporímetros. Após 48 horas da aplicação do herbicida foi realizada a semeadura da espécie vegetal fitorremediadora Eleusine coracana - capim-pé-de-galinha-gigante. Dez dias após a emergência das plantas realizou-se um desbaste, deixando-se 14 plantas por vaso. Uma vez ao dia, todos os vasos recebiam reposição de água, considerando a quantidade de água evaporada. A semeadura da soja (cultivar Monsoy 6101), espécie bioindicadora da presença do picloram, foi efetuada distribuindo-se 10 sementes por vaso de cada espécie. Após a emergência das plantas de soja, procedeu-se um desbaste deixandose três plantas por vaso. A irrigação foi uniformizada em todos os tratamentos com todos os vasos recebendo mesma lâmina de irrigação duas vezes ao dia. A soja se mostrou extremamente sensível à presença do picloram no solo. Constatou-se que a maior umidade do solo auxilia na remediação de solos contaminados com o herbicida picloram, utilizando-se para esse processo plantas de E. coracana. No entanto, essa melhoria da fitorremediação apenas é significativa quando a contaminação do solo com o herbicida não é elevada (até 80 g ha-1).
dc.formatArtigo em anais, 1634.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleFitorremediação de solo contaminado com o herbicida picloram por plantas de capim pé-de-galinha gigante (Eleusine coracana) cultivadas sob diferentes lâminas de água no solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroPoluição
riaa.ainfo.id513803
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-24
dc.contributor.institutionGISELA AZEVEDO TAUFNER, UFES; RENATO LARA DE ASSIS, URV; SERGIO DE OLIVEIRA PROCOPIO, CPATC; MARCOS LIMA DO CARMO, URV; FÁBIO RIBEIRO PIRES, UFES; ALBERTO CARGNELUTTI FILHO, UFSM; GUILHERME BRAGA PEREIRA, URV; WELINGTON F. P. DA SILVA, URV.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CPATC-1634.pdf189,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace