Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/52807
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1997
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELO, F. de B.
CARDOSO, M. J.
ANDRADE JUNIOR, A. S. de
Additional Information: FRANCISCO DE BRITO MELO, CPAMN; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN.
Title: Características de retenção de umidade em latossolo vermelho-amarelo e aluvial eutrófico irrigados na área da UEPAE de Teresina.
Publisher: In: SEMINARIO DE PESQUISA AGROPECUARIA DO PIAUI, 7. 1992, Teresina. Pesquisa para o desenvolvimento sustentado - anais. Teresina: EMBRAPA-CPAMN, 1997. p. 94-99.
Series/Report no.: (EMBRAPA-CPAMN. Documentos, 12).
Language: pt_BR
Keywords: Característica física
Teresina
Piau¡
Brasil
Description: Foram estudadas algumas características físicas e a relação entre a água do solo e a tensão com que ela é retida em Latossolo Vermelho-Amarelo e um Aluvia Eutrófico, ambos de textura média, submetidos a cultivos irrigados, na área experimental da EMBRAPA-UEPAE de Teresina em Teresina, PI. Para as diferentes profundidades (0-20, 20-40 e 40-60 cm). No perfil de cada solo foram determinadas: densidade aparente e real, porosidade total, composição granulométrica, teor de matéria orgânica e curvas de retenção de água para as tensões de 0,01; 0,03; 0,05; 0,10; 0,20; 0,50; 1,00 e 1,50 MPa, Verificou-se, nos dois solos estudados, aumento de densidade aparente nas profundidades de 20-40 cm e 40-60 cm, o que determinou o decréscimo na porosidade total, nas mesmas profundidades. As curvas de retenção de água mostraram que foi mínima a quantidade de água dispon¡vel às plantas, quando a tensão foi superior a 0,20 MPa. Observou-se, também, grande influência dos teores em silte + argila e matéria orgânica sobre a capacidade de retenção de água dos solos.
Thesagro: Irrigação
Retenção de Água no Solo
Solo
Data Created: 1998-09-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Semi7p9499.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace