Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/532468
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: QUINZEIRO NETO, T.
CARMO, M. P. do
REIS, G. L.
HOLANDA JUNIOR, E. V.
BORGES, I.
LANA, Q. M. Q.
SOUZA, F. A.
Additional Information: EVANDRO VASCONCELOS HOLANDA JUNIOR, CNPC.
Title: Caracterização de sistemas de produção de carne dos produtores de caprinos e ovinos pertencentes às cooperativas das regiões de Jussara e Valente - BA.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais dos simpósios. João Pessoa: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006. 4 f.
Language: pt_BR
Keywords: Caprinocultura de corte
Ovinocultura de corte
Análise sócio-econômica
Brasil
Bahia.
Description: A criaçao de ovinos e caprinos de corte par pequenos produtores no semi-arido baiano esta mais relacionada as necessidades socio-economicas e subsistencia. Caracterizou-se o perfil tecnologico dos produtores empregando variaveis relativas ao manejo alimentar, composiçoes dos rebanhos, indices produtivos e manejo sanitario. A unidade experimental de analise empregada foi a familia agricola. A caatinga bruta era a fonte alimentar basica, com maior uso individual (43,38%) que coletivo. Todas as categorias caprinas tiveram; acesso a ela, exceto as crias lactentes, ocorrendo de modo similar (65,22%) para os ovinos. Na caatinga raleada, constatou-se apenas a presença ovina. A capoeira foi a segunda fonte alimentar mais empregada.Na maioria dos rebanhos caprinos (76%) havia reprodutores ao passo que em apenas 39% para os ovinos. Nos primeiros houve predominio de reprodutores das raças anglo-nubiana (8,51 %), gem Raça Definida (SRD) (6,38%), Boer e Saanen (ambas com 4,26 %); enquanto, as raças Santa Ines (20%), SRD (4%) e Morada Nova (1 %) foram as de maior ocorrencia nos ovinos. No aspecto sanitario, a verminose apresentou maior ocorrencia (59,57%), acompanhada da linfadenite caseosa (19,15%), diarreias (25,53%), mirages (14,89%), e outras doenças (10,64%). Machos e femeas caprinas tiveram mortalidade similar (26,08%), afetando mais os lactentes. Para os ovinos, houve proximidade nos indices para machos lactentes (6,52%) e desmamados, havendo major variaçao para as femeas.
Thesagro: Pequeno Produtor
Tecnologia.
Sistema de Produção
Data Created: 2006-11-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACCaracterizacaodesistemas.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace