Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/532596
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: AMORIM, E. A. M.
TORRES, C. A. A.
FONSECA, J. F. da
AMORIM, L. S.
BRUSCHI, J. H.
GUIMARÃES, J. D.
CARVALHO, G. R.
ALVES, N. G.
CECON, P. R.
Additional Information: E. A. M. Amorim, pós-graduação - UFV; C. A. A. Torres, UFV; Jeferson Ferreira da Fonseca, Embrapa Caprinos (CNPC); L. S. Amorim, UFV; J. H. Bruschi, Embrapa Gado de Leite (CNPGL); J. D. Guimarães, UFV; N. G. Alves, UFLA; P. R. Cecon, UFV.
Title: Dinâmica folicular em cabras da raça Toggenburg em lactação tratadas ou não com somatotopina bovina recombinante.
Publisher: Arquivo Brasileiro de Medinica Veterinária e Zootecnia, v. 59, n. 6, p. 1500-1508, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Raça Toggenburg
Hormônio de crescimento
rbST
Somatotropina bovina recombinante
Crescimento folicular
Folículo dominante
Onda folicular.
Description: Avaliou-se o efeito da injeção de somatotropina bovina recombinante (r-bST) sobre o ciclo estral de cabras. Foram utilizadas 24 fêmeas da raça Toggenburg, distribuídas em dois tratamentos: T1 (n=12), cabras tratadas com r-bST; e T2 (n=12), cabras tratadas com solução salina (controle). A partir da primeira injeção do tratamento, acompanhou-se o ciclo dos animais em estro até o estro subseqüente. O comprimento médio do ciclo estral e o período interovulatório não diferiram (P>0,05) entre os tratamentos. Foram verificados ciclos estrais de duas, três e quatro ondas de crescimento folicular. Não houve diferença (P>0,05) entre os tratamentos quanto ao número de ondas do ciclo estral. O número de folículos detectados com diâmetro =3mm nas cabras do T1 foi maior (P<0,05) que naquelas do T2 nos ciclos com duas (15,3±1,2 x 8,1±2,0), três (12,2±0,8 x 8,3±1,9) e quatro (12,7±1,7 x 8,8±2,5) ondas. O folículo dominante da segunda onda foi menor (P<0,05) que o da primeira e terceira ondas e também menor que o da onda ovulatória tanto para T1 quanto para T2. A concentração sérica de progesterona durante o ciclo estral não foi influenciada pelos tratamentos com r-bST (P>0,05). A r-bST não alterou a dinâmica folicular de cabras lactantes da raça Toggenburg, mas promoveu o aumento do número de folículos recrutados =3mm durante o ciclo estral.
Thesagro: Caprino
Endocrinologia
Progesterona.
Data Created: 2008-01-28
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APIDinamicafolicular.pdf217,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace