Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533696
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVES, F. S. F.
PINHEIRO, R. R.
SANTIAGO, L. B.
SANTOS, W. W. S. dos
ESTEVES, G. I. F.
MOURA, C. J. de
BARROS, D. T. de
Additional Information: FRANCISCO SELMO FERNANDES ALVES, CNPC; RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC; Lauana Borges Santiago, pós-graduação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) / bolsista FUNCAP; Vanderlan Warlington Souza dos Santos graduando UVA bolsista FUNCAP; Geisa Isilda Ferreira Esteves, graduanda UGV; Carlos José De Moura, graduando UFRPE; David Tenório de Barros, graduando UFRPE.
Title: Avaliação do California Mastitis Test e da contagem de células somáticas para o diagnóstico da mastite subclínica caprina.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008. 3 f.1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Mastite
Contagem de célula somática
Exame microbiologico.
Description: Vários estudos têm confirmado diferenças fisiológicas entre a glândula mamária caprina e a bovina, demonstrando que devem ser realizadas adaptações para caprinos, determinando escores que melhor reflitam o verdadeiro estado sanitário da glândula mamária nesta espécie. O objetivo deste estudo foi correlacionar os resultados do Califórnia Mastitis Test (CMT), da contagem de células somáticas (CCS) e do exame bacteriológico do leite de caprinos e comparar com os padrões existentes na literatura. Foram utilizadas 23 fêmeas da raça Saanen pertencentes a Embrapa Caprinos e realizados exame clínico dos animais e teste da caneca telada, sendo que nenhum animal apresentava sintomas de mastite clínica. Posteriormente realizou-se o CMT, a coleta de leite para a contagem de células somáticas e exame Microbiológico. Para a análise estatística foi utilizado o programa Assistat 7.5. Não foi observada diferença estatística significativa entre os escores 3+ e 2+ ou entre os escores 1+, traços e 0 do CMT, quando correlacionado com o exame microbiológico. A reação 3+ foi estatisticamente diferente (p<0,01) das reações 1+, traços e 0. Considerando o valor de 1120 x 103 céls/mL como o limite máximo de células no leite caprino, foi demonstrada diferença altamente significativa (p<0,001) entre as amostras microbiologicamente positivas e negativas. Quanto à correlação entre a CCS e o CMT, foi constatada diferença significativa (p<0,05) somente entre os escores 0 e 3+ do CMT.
Thesagro: Caprino
Diagnostico
Glândula Mamaria
Leite de Cabra
Microbiologia de Alimento.
NAL Thesaurus: California mastitis test.
Data Created: 2008-12-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACAvaliacaodocalifornia.pdf50,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace