Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533860
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, N. L. de
CHICAS, L. da S.
ARAUJO FILHO, J. A. de
SOUSA, F. B. de
Additional Information: Nilzemary Lima da Silva, CNPC; João Ambrósio de Araújo Filho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Francisco Beni de Sousa, UVA.
Title: Sistema de produção agrossilvipastoril: uma experiência em construção.
Publisher: In: CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA, 2008, Fortaleza. Agricultura familiar e sustentabilidade: [Resumos dos trabalhos]. [Fortaleza]: Fundação Konrad Adenauer Stiftung; Embrapa Agroindústria Tropical; UFC, 2008. Resumo 77. 1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Agricultura migratória
Sistema agrossilvipastoril
Brasil
Ceará
Carnaubal
Description: Um sistema de produção agrossilvipastoril foi implantado em Casa de Pedra, Carnaubal, Ceará. O solo é Neossolos quartzarênicos (areias quartzosas). A vegetação é Carrasco, hiperxerófila, com precipitação de 780 mm por ano. Uma área de 4 ha foi cercada e dividida em três partes: 1ha para cultivo em aléias; 1 ha de reserva legal e 2 ha para o rebanho. A área agrícola foi raleada e a pastoril raleada e rebaixada, com 150 e 350 árvores por hectare respectivamente. A reserva é manejada com seu potencial madeireiro. Foram plantados milho, feijão, gliricídia. A produção foi insignificante devido ao tipo de solo. Na área pastoril, houve produção do estrato herbáceo de forrageiras nativas. A baixa fertilidade natural e ausência de matéria orgânica, são determinantes. Resultados obtidos por um produtor que visitou o Sistema de Produção na Embrapa e implantou em sua propriedade, mostram que para alcançar níveis ótimos de produção, se faz necessário, melhorar a fertilidade do solo com adição de nutrientes e matéria orgânica. Esta adição acontece através da decomposição e incorporação das leiras, folhagem, restolho das árvores, adição de esterco, fixação de nitrogênio pelas leguminosas. O sistema deste produtor inclui sorgo, milho, feijão, palma forrageira, fruteiras além de forrageiras nativas e introduzidas (leucena e gliricídia), que vem sendo produzido regularmente. Tem sido um modelo exemplar para os agricultores vizinhos absolverem a tecnologia proposta. Os conhecimentos inatos dos produtores, aliado ao acesso às informações técnicas, são importantes para melhorar os sistemas agrícolas destas famílias. Através da informação se eleva o índice de adoção de tecnologias com incremento da produção e produtividade, melhoria da qualidade dos produtos, maior desempenho das unidade de produção e trabalhadores rurais, reintegrando-os ao processo produtivo, gerando mais emprego e conquistando mercados, provocando mudanças necessárias para a sobrevivência numa economia aberta e competitiva. Em Casa de Pedra, alguns produtores assimilaram o uso da agricultura sem o fogo e sem o desmatamento. O relato de um produtor que já obtém uma produção aumentada na mesma área, ensina que o sucesso no incremento da produção das culturas reside no acúmulo de matéria orgânica pelo solo.
Data Created: 2008-11-18
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACSistemadeproducao.pdf15,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace