Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533881
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MEDEIROS, H. R. de
BEZERRA, F. G. S.
GUIMARÃES, V. P.
HOLANDA JUNIOR, E. V.
BOMFIM, M. A. D.
OLIVEIRA, L. S.
MARTINS, E. C.
Additional Information: Henrique Rocha de Medeiros, bolsista FUNCAP / CNPq / Embrapa Caprinos (CNPC); Francisco Gilney Silva Bezerra, graduando UFC; Vinícius Pereira Guimarães, bolsista DCR CNPq FUNCAP / Embrapa Caprinos (CNPC); EVANDRO VASCONCELOS HOLANDA JUNIOR, CNPC; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; LEANDRO SILVA OLIVEIRA, CNPC; ESPEDITO CEZARIO MARTINS, CNPC.
Title: Caracterização dos sistemas de produção de caprinos leiteiros na mesorregião do sertão central cearense.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008. 3 f.1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Caprino leiteiro
Agridultura familiar
Brasil
Ceará
Quixadá
Ibaretama.
Description: No Nordeste brasileiro, apesar dos sistemas de agricultura familiar representarem cerca de 88% dos estabelecimentos rurais e apresentarem importância sócio-econômica, existe carência de informações descritivas em relação a produção nestes estabelecimentos. Por esses motivos, objetivou-se fazer um levantamento de informações sobre os sistemas de produção de caprinos leiteiros nos municípios de Quixadá e Ibaretama. O trabalho foi dividido em quatro etapas: elaboração do questionário; identificação do público alvo (a partir de indicadores da própria região), aplicação dos questionários e análise dos dados. Observou-se, que a média de idade dos produtores é de 39 anos e que 86%, destes, residem na propriedade. A renda familiar mensal, em média, é de R$ 733,00. A área das propriedades variou entre 20 a 133 ha. O animal de criação mais utilizado era o caprino, em média 47 animais, seguido dos ovinos, média de 23 animais, e bovinos com uma média de nove animais. Animais como muares, asininos e eqüinos, ficarão em torno de dois animais, por propriedade. A produção média diária de leite de cabra foi de 11,3 litros e o preço pago por litro variou entre R$ 2,00 a 0,80. Pode-se concluir que a caprinocultura leiteira é uma atividade que pode servir para a geração de renda, trabalho e melhoria da qualidade de vida no meio rural, desde que haja elaboração de políticas de fomento específicas para essa atividade.
Thesagro: Caprinocultura
Renda
Sistema de Produção.
Data Created: 2008-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACCaracterizacaodossistemas.pdf189,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace