Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533882
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MEDEIROS, H. R. de
HOLANDA JÚNIOR, E. V.
ZAROS, L. G.
VIEIRA, L. da S.
BOMFIM, M. A. D.
OLIVEIRA, L. S.
Additional Information: Henrique Rocha de Medeiros, bolsista FUNCAP / CNPq / Embrapa Caprinos; Evandro Vasconcelos Holanda Júnior, Embrapa Caprinos (CNPC); Lilian Giotto Zaros, Bolsista FUNCAP / CNPq Faculdade de Tecnologia Centec; LUIZ DA SILVA VIEIRA, CNPC; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; LEANDRO SILVA OLIVEIRA, CNPC.
Title: Avaliação de métodos de controle de endoparasitoses gastrintestinais em rebanho ovino
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008. 3 f.1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Nematódeo gastrintestinal
OPG
Controle
Método Famacha
Brasil
Ceará
Sobral.
Description: A administração de medicamentos anti-helmínticos no controle das endoparasitoses gastrintestinais pode levar ao aumento nos custos de produção e desenvolvimento da resistência parasitária. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar três métodos de controle: o método FAMACHA (Tratamento I), vermifugação estratégica (Tratamento II) e o controle baseado na contagem de OPG (Tratamento III). Para isso, foram utilizados 350 ovinos SRD, divididos em três grupos. Durante oito meses, a cada 14 dias na estação chuvosa e a cada 30 dias na seca, foram realizadas coletas de fezes em 20 ovelhas de cada tratamento, para contagem de OPG, exame da mucosa ocular e vermifugação pelo método FAMACHA dos animais do tratamento I, que apresentavam graus FAMACHA 3, 4 ou 5. Os custos foram estimados pela soma de gastos com vermífugo. A contagem média de OPG foi maior nos animais dos grupos I e II (570 OPG) quando comparadas a dos animais do grupo III (300 OPG). Durante o período experimental, os animais do grupo II foram vermifugados três vezes e os do grupo III, uma vez. O controle de veminose pelo método FAMACHA proporcionou uma economia de vermífugos da ordem de 40%, em relação ao método estratégico. Os métodos de controle baseados na contagem de OPG e FAMACHA possibilitaram a redução no uso de anti-helmínticos e, conseqüentemente, nos custos de vermifugação em relação ao controle estratégico.
Thesagro: Custo
Ovino.
NAL Thesaurus: Haemonchus.
Data Created: 2008-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACAvaliacaodemetodos.pdf194,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace