Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534546
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATOS, R. da S.
RODRIGUES, M. T.
BOMFIM, M. A. D.
CORDEIRO, A. G. P. C.
SILVA, S. P. da
FELISBERTO, N. R. de O.
MORAES, P. M.
Additional Information: Rogério da Silva Matos, pós-graduando UFV; Marcelo Teixeira Rodriges, UFV; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; Ana Gabriela Pombo Celles Cordeiro, pós-graduanda UFPB; Simone Pedro da Silva, pós-graduanda UFV; Nívea Regina de Oliveria Felisberto, pós-graduanda UFV; Paula Mendonça Moraes, graduanda UFV.
Title: Digestibilidade da dieta em cabras leiteiras alimentadas com diferentes fontes lipídicas.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringa: SBZ: UEM, 2009. 3 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Caprino leiteiro
Suplementação
Digestibilidade ruminal.
Description: Comparou-se o uso de diferentes fontes lipídicas para cabras leiteiras considerando-se os valores de digestibilidade total e ruminal. Para isso, foram utilizadas oito cabras, com peso médio de 51 Kg, fistuladas no rúmen, não-gestantes e não-lactantes, distribuídas em delineamento em quadrado latino 4x4, em duplicata. Quatro dietas foram comparadas, sendo uma dieta controle e três suplementadas com diferentes fontes de lipídios, definidas por apresentar variação quanto ao teor de ácidos graxos insaturados em seu perfil: óleo de soja, óleo de palmiste e óleo de canola. A suplementação com fontes de óleo contribuiu com 2,3% na matéria seca (MS) da dieta, totalizando 5 % de EE na MS. Os valores de digestibilidade aparente total da matéria seca e dos nutrientes foram semelhantes para todas as dietas avaliadas. Ao se avaliar a digestibilidade ruminal observou-se redução na digestibilidade da MS, da matéria orgânica, da fibra em detergente neutro, da proteína bruta e do extrato etéreo quando da adição de óleo de canola. Conclui-se que apesar da adição de 2,3% das fontes de lipídios estudadas não ter exercido efeito sobre os valores de digestibilidade total dos nutrientes, uma redução nos valores de digestibilidade ruminal da MS e nutrientes é observada quando do uso do óleo de canola, podendo afetar o desempenho animal em função do aparecimento, no intestino, de maior quantidade de proteínas, CNF, e extrato etéreo originário do alimento.
Thesagro: Alimentação
Cabra
Dieta
Nutrição Animal.
Data Created: 2009-09-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACDigestibilidadedadietaemcabrasleiteirasalimentadascomdiferentesfonteslipidicas.pdf109,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace