Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534569
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FEIJÓ, G. L. D.
FAUSTO, D. A.
REIS, F. A.
Additional Information: Gerson Luís Dias Feijó, Embrapa Cado de Corte; Daiane Aparecido Fausto, pós-graduanda ESALQ/USP; FERNANDO ALVARENGA REIS, CNPC.
Title: Influência da castração de borregos sobre a qualidade da carne ovina.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringa: SBZ: UEM, 2009. 3 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Borrego.
Description: Avaliou-se o efeito da castração de borregos terminados em confinamento sobre as características da carne e sobre a eventual expectativa de compra dessa carne por consumidores. Amostras dos músculos Longissimus dorsi de 18 borregos castrados ou não à entrada do confinamento foram avaliadas para aspectos quali-quantitativos (rendimentos, maciez, sabor, suculência, força de cisalhamento) e amostras de paleta e pernil foram usadas para avaliações com consumidores. Não houve diferença (P>0,05) entre castrados e inteiros para as características quali-quantitativas avaliadas. Os consumidores não identificaram diferenças (P>0.05) entre as amostras provenientes de animais castrados ou inteiros. Após consumirem carne ovina, enquanto mais de 45% dos consumidores gostaram e comprariam a carne, apenas 17% dos mesmos não gostaram. Em conclusão, borregos terminados em confinamento, independente de serem castrados ou inteiros, produzem carne de qualidade satisfatória e podem ser uma alternativa de produção na ovinocultura.
Thesagro: Carne
Consumo
Ovino
Qualidade.
Data Created: 2009-09-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACInfluenciadacastracaodeborregossobreaqualidadedacarneovina.pdf112,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace