Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/53590
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1981
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RAMOS, G. M.
NASCIMENTO, H. T. S. do
NASCIMENTO, M. do P. S. C. B. do
CARVALHO, J. H. de
LEAL, J. A.
Additional Information: EMBRAPA-CPAMN.
Title: Efeito da taxa de lotação em pastagens nativas, com e sem adubação fosfatada e calagem, sobre o ganho de peso de bovinos.
Publisher: In: SEMINARIO DE PESQUISA AGROPECUARIA DO PIAUI, 2., 1981, Teresina. Anais.... Teresina: EMBRAPA-UEPAE DE Teresina, 1981. p. 215-228.
Language: pt_BR
Keywords: Lotacao
Piaui
Brasil
Description: Em área de pastagem nativa, localmente conhecida como "zona de mimoso", foram estudadas sem adubação as lotações de 0,2 e 3,3 ha/animal e, com adubação a base de 125 kg de superfosfato simples mais l t de de calcario dolomitico/ha, as lotacoes de 1,4, 2,0 e 3,3, ha/animal. Com essas taxas de lotação foram realizadas duas fases experimentais, de junho de 1977 a fevereiro de 1978 e de março de 1978 a março de 1979. Usaram-se, no experimento, novilhos da região, com idade variando de 18 a 24 meses e peso médio, no inicio do experimento, de 194 e 168 kg/animal, na primeira e segunda fases experimentais, respectivamente. As pastagens foram avaliadas para determinação da composição botânica e disponibilidade de forragem e os animais pesados a cada 28 dias. A adubação fosfatada mais calagem aumentou a percentagem de leguminosas e a disponibilidade de forragem. As maiores disponibilidades de forragem e ganhos de peso vivo, por animal, foram observadas nas taxas de lotação mais baixas. Parece estar havendo um degradação das pastagens, tanto adubadas com não adubada, nas taxas de lotação mais altas. As gramíneas e leguminosas tendem a diminuir e as espécies de outras famílias a aumentar.
Thesagro: Adubação
Bovino
Ganho de Peso
Pastagem Nativa
Data Created: 1997-01-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Semip215228.pdf6,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace