Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543206
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PASTORI, P. L.
ARIOLI, C. J.
BOTTON, M.
MONTEIRO, L. B.
MAFRA-NETO, A.
Additional Information: PATRICK L. PASTORI, CNPUV (bolsista); CRISTIANO JOÃO ARIOLI, UFPEL; MARCOS BOTTON, CNPUV; Lino B. Monteiro, UFPR; Agenor Mafra-Neto, ISCA.
Title: Avaliação da técnica de disrupção sexual utilizando emissores SPLAT visando ao controle de Bonagota salubricola (Meyrick) e Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) na prá-colheita de maçãs da cultivar 'Fuji'.
Publisher: BioAssay, Piracicaba, v. 3, n. 1, p. 1- 8, 2008.
Language: pt_BR
Notes: Disponível também no formato online.
Keywords: Mariposa-oriental
Lagarta-enroladeira-da-maçã
Feromônio sexual
Controle
Description: O controle de Bonagota salubricola (Meyrick) e Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) foi avaliado na cultura da macieira através da técnica de disrupção sexual utilizando emissores SPLAT Grafo + Bona® (SG+B) e SPLAT Cida Grafo + Bona® (SCG+B) comparado com o manejo adotado na produção integrada de maçãs (PIM). Os emissores foram aplicados (1 kg/ha) na pré-colheita da cultivar ?Fuji?, distribuídos em 300 (SG+B) e 1000 (SCG+B) pontos/ha em unidades experimentais (UE) de 5 ha cada tratamento. Semanalmente foi avaliado o efeito das formulações sobre a captura de machos adultos em armadilhas Delta iscadas com feromônio sexual sintético das duas espécies no período de Março - Maio/2005 (safra 2004/05) e Agosto - Novembro/2005 (safra 2005/06) além dos danos na colheita. A aplicação das formulações promoveu redução significativa na população de machos adultos de B. salubricola e de G. molesta capturados em armadilhas Delta quando comparado com a testemunha (PIM). Entretanto, esta redução na captura não refletiu na redução de danos causados por B. salubricola e G. molesta na colheita, que foi semelhante nos tratamentos com emissores SG+B (3 e 0%) e SCG+B (3,5 e 0%) e na testemunha (PIM) (4,75 e 0,25%), respectivamente. A população de adultos de G. molesta no início da safra 2005/06, foi inferior (29,3 e 25,8 adultos) nas UE?s que receberam os emissores SG+B e SCG+B na safra 2004/05 quando comparado com a PIM (284,8 adultos), indicando um efeito significativo do tratamento com feromônio sexual sobre a geração hibernante da espécie, fato não observado com B. salubricola.
Thesagro: Fruticultura
Maçã
Pré-Colheita
Data Created: 2008-12-15
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
612811PB.pdf308,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace