Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHENDGES, M. V.
dc.contributor.authorSTEFFENS, C. A.
dc.contributor.authorANTONIOLLI, L. R.
dc.contributor.authorAMARANTE, C. V. T. do
dc.contributor.authorZANARDI, O. Z.
dc.date.accessioned2022-08-12T17:20:55Z-
dc.date.available2022-08-12T17:20:55Z-
dc.date.created2008-10-31
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543235-
dc.descriptionOs danos mecânicos são responsáveis por consideráveis perdas de qualidade na cadeia produtiva de frutas, desde o produtor até o consumidor, sendo geralmente ocasionados devido ao impacto e vibrações durante a colheita, transporte e classificação (DINTWA et al., 2008). Dentre os diferentes tipos de danos mecânicos, destaca-se como grande responsável por perdas pós-colheita o dano por impacto. Neste tipo de dano geralmente há a contusão, expondo o suco celular ao ar, onde ocorre a oxidação e o posterior escurecimento da polpa e aumento na taxa respiratória e de produção de etileno (MATTIUZ; DURIGAN, 2001). Apesar disso, Kaaya e Njoroge (2004) observaram uma diminuição na taxa respiratória em tomates com o aumento na intensidade do dano mecânico por impacto. Deste modo, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento das taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs 'Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRoyal Gala
dc.subjectPink Lady
dc.titleTaxas respiratória e de produção de etileno em maçãs "Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDano Mecânico
dc.subject.thesagroEtileno
dc.subject.thesagroFruticultura
dc.subject.thesagroMaçã
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroVariedade
dc.format.extent2Não paginado.
riaa.ainfo.id543235
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-12
dc.contributor.institutionLucimara Rogéria Antoniolli, Embrapa Uva e Vinho; Marcos Vinícius Hendges, UDESC; Cristiano André Steffens, UDESC; Cassandro Vidal Talamini do Amarante, UDESC; Odimar Zanuso Zanardi, UDESC.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID10256.pdf618.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace