Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/557446
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSPERA, S. T.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. M.
dc.contributor.authorCURI, N.
dc.date.accessioned2025-04-25T17:47:38Z-
dc.date.available2025-04-25T17:47:38Z-
dc.date.created1997-11-13
dc.date.issued1996
dc.identifier.citationCiência e Agrotecnologia, Lavras, v. 20, n. 2, p.178-182, abr./jun. 1996.
dc.identifier.issn1413-7054
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/557446-
dc.descriptionOs solos dos arredores dos reservatórios das hidrelétricas de ltutinga/Camargos, são ocupados por matas remanescentes em áreas mais úmidas e campos tropicais nos locais mais secos. Os campos são explorados como pastagens nativas, frequentemente mandadas pelo fogo, que facilita a erosão e o assoreamento do reservatório. Os solos dessa região são originados a partir de rochas metapelíticas pobres (micaxistos e filitos), com relevo suave ondulado a forte ondulado. Avaliaram-se relações enfie as propriedades físico-hídricas dos solos sob mata e campo, visando a obter subsídios para o reflorestamento das áreas de campo. Empregou-se a prospecção de amostras em transepto nas camadas superficiais e subsuperfíciais e em ambos os tipos de vegetação. Verificou-se, em solo sob campo, granulometria mais grosseira até nove vezes superiores aos solos sob mata. Solos sob mata apresentam capacidade de água disponível até seis vezes maior que solos sob campo. São também até dez vezes mais profundos que os sob campo, podendo sustentar vegetação mais exuberante. Maior densidade do solo, menores porosidade total e macroporosidade nos solos sob campo condicionam menor condutividade hidráulica saturada, o que pode restringir o avanço da mala para o campo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMinas Gerais
dc.subjectMadre de Deus Minas
dc.titleInter-relações entre propriedade físico-hídricas de solos e vegetações adjacentes de mata e campo no Alto Rio Grande (MG).
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroMata Ciliar
dc.subject.thesagroPastagem Natural
dc.subject.thesagroReservatório de Água
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroVegetação
riaa.ainfo.id557446
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-25
dc.contributor.institutionSILVIO TULIO SPERA, CPAC; MOZART MARTINS FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; NILTON CURI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Untitled-25042025-125944.pdf1.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace