Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569264
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorYOKOO, M. J. I.
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, L. G.
dc.contributor.authorLOBO, R. B.
dc.contributor.authorMAGNABOSCO, C. de U.
dc.contributor.authorSAINZ, R. D.
dc.contributor.authorARAUJO, F. R. da C.
dc.date.accessioned2025-02-17T19:47:01Z-
dc.date.available2025-02-17T19:47:01Z-
dc.date.created2008-03-12
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569264-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi estudar os fatores genéticos e ambientais que afetam as características área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EG) e a espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8), obtidas por meio da ultra-sonografia em tempo real (in vivo). As características de carcaça (CC) e o peso vivo (PS) foram medidas em 1.390 animais, machos e fêmeas, com idades entre 329 e 479 dias, durante quatro anos. Os animais encontravam-se em regime alimentar de pastagem e semi-confinados, distribuídos em oito fazendas. Para o estudo dos efeitos de ambiente sobre as CC, foi utilizada a metodologia dos quadrados mínimos, empregando-se modelos fixos. Os componentes de variância foram estimados em análises uni-variadas por modelos animal, lineares, utilizando-se a inferência Bayesiana. Todos os fatores de ambiente afetaram significativamente as CC, com exceção da idade da vaca ao parto que não afetou a AOL e a EGP8 de forma significativa. As médias a posteriori das estimativas de herdabilidade para AOL, EG, EGP8 e PS foram de 0,43, 0,23, 0,47 e 0,42, respectivamente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEstimativas de efeitos genéticos e ambientais que afetam as características de carcaça medidas pela ultra-sonografia aos 13 meses de idade, em rebanhos Nelore.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAmostragem
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGenética Animal
dc.subject.thesagroCarcaça
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id569264
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-17
dc.contributor.institutionMARCOS JUN ITI YOKOO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; LUCIA GALVÃO ALBUQUERQUE, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; RAYSILDO BARBOSA LOBO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; ROBERTO DANIEL SAINZ, UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA; FABIANO RODRIGUES DA CUNHA ARAUJO, AVAL SERVIÇOS TECNOLÓGICOS S/C.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estimativas-de-efeitos-geneticos.pdf97.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace