Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMIYAGI, E. S.
dc.contributor.authorFRANÇA, A. F. de S.
dc.contributor.authorLEME, P. R.
dc.contributor.authorMAGNABOSCO, C. de U.
dc.contributor.authorPEREIRA, A. S. C.
dc.contributor.authorSILVA, S. da L. e.
dc.date.accessioned2025-02-17T19:47:10Z-
dc.date.available2025-02-17T19:47:10Z-
dc.date.created2008-03-12
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569284-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho e estimar correlações entre medidas de crescimento e características de carcaça de um rebanho de bovinos Caracu terminados em confinamento. Foram utilizados 82 bovinos machos, inteiros com idade média de 24 meses e peso médio inicial de 381 kg, confinados por 92 dias e alimentados com dieta composta por 75% de concentrado e 25% de volumoso. Os animais foram divididos em quatro lotes, por peso, sendo pesados a cada 28 dias com jejum de 18 horas. Após o abate foi tomado o peso de carcaça quente (PCQ) e calculado o rendimento de carcaça (RC). Após 24 horas de resfriamento foi obtido o peso de carcaça fria (PCF)e em seguida foi dividida em traseiro (TRAS), dianteiro e ponta de agulha. As medidas da área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura subcutânea (EGS) foram obtidas após secção do músculo Longissimus dorsi entre a 12a e 13a costela. Houve diferença significativa (P<0,05) para todas as características de crescimento e de carcaça avaliadas, exceto para porcentagem de traseiro (PTRAS). Foram estimadas as correlações de Pearson para ganho de peso diário (GMD) e peso final (PF) e PCQ, TRAS, AOL e EGS. O GMD apresentou média correlação para PCQ e TRAS e baixa correlação para AOL e EGS. O PF apresentou correlações de 0,90 e 0,85 para PCQ e TRAS, respectivamente, e baixa correlação para AOL e EGS (0,42 e 0,29, respectivamente).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDesempenho e estimativa de correlações entre crescimento e características de carcaça de bovinos Caracu terminados em confinamento.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroConfinamento
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroGanho de Peso
dc.subject.thesagroQualidade
dc.subject.thesagroCarcaça
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id569284
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-17
dc.contributor.institutionELIANE SAYURI MIYAGI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ALDI FERNANDES DE SOUZA FRANÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; PAULO ROBERTO LEME, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; ANGELICA SIMONE CRAVO PEREIRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; SAULO DA LUZ E SILVA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho-e-estimativa.pdf39.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace