Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569614
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Tese/dissertação (ALICE)
Data do documento: 23-Jun-2006
Tipo do Material: Tese/dissertação (ALICE)
Autoria: BARCELLOS, A. de O.
Título: Avaliação agronômica de híbrido interespecífico de Leucaena e sua qualidade em associação com Brachiaria brizantha cv. marandu.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: 2006.
Páginas: 217 f.
Idioma: pt_BR
Notas: Tese (Doutorado em Zootecnia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2006.
Palavras-chave: Produtividade animal
Leucena.
Conteúdo: As poucas informações sobre adaptação e manejo de leguminosas forrageiras no Cerrado brasileiro limitam sua adoção de forma mais ampla. O presente estudo foi conduzido para ampliar o conhecimento sobre características agronômicas e de qualidade do híbrido interespecífico de Leucaena (Lh) em cultivo exclusivo e consorciado com Brachiaria brizantha cv. Marandu (B.b.). No primeiro experimento, avaliou-se a produção de massa vegetal da Lh em resposta a aplicação de fósforo e calcário no solo. Em gaiolas metabólicas, foram determinadas a digestibilidade e o consumo de forragem por bovinos. Finalmente, avaliaram-se, em condições de pastejo, atributos agronômicos e de qualidade de pastagens exclusivas de B.b. e consorciadas com Lh, em resposta a adubação com nitrogênio. A massa de forragem (folhas, colmos e ramos) e o desempenho de novilhas Nelore em recria foram avaliados entre os anos de 2003 a 2005. A dieta selecionada foi caracterizada pela técnica do &13C. A produção de massa da Lh, em solos com alta saturação por alumínio, baixa concentração de cálcio e magnésio e baixo pH, foi maior do que à da cv. Cunningham, sendo a resposta da Lh linear e crescente às doses de fósforo. O aumento da Lh na dieta dos animais confinados não afetou o consumo de forragem, mas a digestibilidade decresceu, em razão da participação de ramos da Lh. A concentração de uréia sanguínea aumentou nos animais confinados e em pastejo, indicando, possivelmente, ineficiência no uso da proteína adicional proveniente da Lh. A redução da concentração de triiodotironina, no soro sanguíneo, refletiu o efeito tóxico da mimosina. O desempenho e a produtividade animal e a eficiência do uso do fertilizante nitrogenado, em termos biológicos e econômicos, foram maiores na pastagem consorciada.
Thesagro: Composição Química
Leguminosa Forrageira
Uréia.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
barcellos01.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace