Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569704
Title: Análise bayesiana na estimação de correlações genéticas entre escores visuais e características reprodutivas de bovinos da raça Nelore utilizando modelo animal linear-limiar.
Authors: FARIA, C. U. de
MAGNABOSCO, C. de U.
ALBUQUERQUE, L. G. de
REYES, A. de los
LÔBO, R. B.
BEZERRA, L. A. F.
Affiliation: CARINA UBIRAJARA DE FARIA, UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; LÚCIA GALVÃO DE ALBUQUERQUE, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; ARCADIO DE LOS REYS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS; RAYSILDO BARBOSA LÔBO, UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; LUIZ ANTÔNIO FRAMARTINO BEZERRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Date Issued: 2007
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: Unesp: SBZ, 2007. 1 CD-ROM
Pages: 3 p.
Description: O emprego de metodologias adequadas para obtenção de correlações genéticas entre as características categóricas morfológicas e as contínuas de reprodução, por meio de análises multicaracterísticas, é de grande interesse ao melhoramento genético animal. Assim, o objetivo deste estudo foi estimar as correlações genéticas entre os escores visuais e as características reprodutivas, utilizando a estatística bayesiana sob modelo animal linear-limiar, em bovinos da raça Nelore. Foram estudados os escores visuais para musculosidade (M), estrutura física (E) e conformação (C), avaliados aos 8, 15 e 22 meses de idade; e as características reprodutivas, perímetro escrotal padronizado aos 365 (PE365) e 455 (PE455) dias de idade, além da idade ao primeiro parto (IPP). As estimativas de correlações genéticas foram de sentido favorável à seleção, apresentando magnitudes moderadas, sugerindo que a seleção de animais para um biótipo desejável deve levar a animais com maior fertilidade e precocidade sexual. As estimativas de correlação genética para PE455 e IPP com os escores visuais aos 22 meses de idade foram maiores do que as obtidas entre os escores visuais avaliados aos 8 e 15 meses de idade. A utilização de escores visuais em um programa de melhoramento genético trará progresso genético para as características reprodutivas.
Thesagro: Gado de Corte
Genética Animal
Reprodução
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Analise-bayesiana.pdf97.71 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace