Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXAVIER, J. H. V.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. N. de
dc.contributor.authorALMEIDA, S. C. R. de
dc.contributor.authorGASTAL, M. L.
dc.contributor.authorROCHA, F. E. de C.
dc.contributor.authorSILVA, F. A. M. da
dc.contributor.authorSCOPEL, E.
dc.date.accessioned2025-01-15T19:47:14Z-
dc.date.available2025-01-15T19:47:14Z-
dc.date.created2008-01-17
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 7., 2007, Fortaleza. Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570342-
dc.descriptionUm dos grandes desafios do processo de reforma agrária no Brasil é garantir que os assentados possam se transformar, progressivamente, em agricultores familiares, inserindo na dinâmica do desenvolvimento local. O objetivo deste projeto foi o de promover o desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária da região do DF e Entorno – INCRA/SR(28), adaptando uma metodologia participativa de intervenção no meio real, para favorecer a utilização de inovações tecnológicas e sociais pelos assentados. A metodologia participativa utilizada consistiu das fases: 1 – elaboração de diagnóstico rápido e dialogado que permitiu aos assentados identificar os problemas e os potenciais que poderiam ser explorados para apoiar um processo de planejamento; 2 – tratamento dos dados coletados e devolução aos agricultores por meio de uma restituição; 3 – realização do planejamento estratégico participativo (PEP) para possibilitar às famílias de assentados identificar, priorizar, implantar, acompanhar e avaliar as propostas e ações necessárias para construção do seu processo de desenvolvimento. Essas ações foram apoiadas por trabalhos específicos no âmbito da produção, da organização e da inserção no mercado. Ao final são enfatizados os ensinamentos da aplicação desse conjunto metodológico no apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAdaptação e utilização de dispositivo metodológico participativo visando o desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPesquisa
dc.subject.thesagroPlanejamento Participativo
dc.subject.thesagroReforma Agrária
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.subject.thesagroAssentamento
dc.format.extent214 p.
riaa.ainfo.id570342
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-15
dc.contributor.institutionJOSE HUMBERTO VALADARES XAVIER, CPAC; MARCELO NASCIMENTO DE OLIVEIRA, CPAC; SUENIA CIBELI RAMOS DE ALMEIDA, CPAC; MARCELO LEITE GASTAL, CPAC; FRANCISCO EDUARDO DE CASTRO ROCHA, CPAC; FERNANDO ANTONIO MACENA DA SILVA, CPAC; ERIC SCOPEL, CENTRE DE COOPÉRATION INTERNATIONALE EN RECHERCHE AGRONOMIQUE POUR LE DÉVELOPPEMENT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adaptacao-e-utilizacao-de-dispositivo.pdf158.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace