Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570342
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorXAVIER, J. H. V.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. N. de
dc.contributor.authorALMEIDA, S. C. R. de
dc.contributor.authorGASTAL, M. L.
dc.contributor.authorROCHA, F. E. de C.
dc.contributor.authorSILVA, F. A. M. da
dc.contributor.authorSCOPEL, E.
dc.date.accessioned2025-01-15T19:47:14Z-
dc.date.available2025-01-15T19:47:14Z-
dc.date.created2008-01-17
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 7., 2007, Fortaleza. Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570342-
dc.descriptionUm dos grandes desafios do processo de reforma agrária no Brasil é garantir que os assentados possam se transformar, progressivamente, em agricultores familiares, inserindo na dinâmica do desenvolvimento local. O objetivo deste projeto foi o de promover o desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária da região do DF e Entorno – INCRA/SR(28), adaptando uma metodologia participativa de intervenção no meio real, para favorecer a utilização de inovações tecnológicas e sociais pelos assentados. A metodologia participativa utilizada consistiu das fases: 1 – elaboração de diagnóstico rápido e dialogado que permitiu aos assentados identificar os problemas e os potenciais que poderiam ser explorados para apoiar um processo de planejamento; 2 – tratamento dos dados coletados e devolução aos agricultores por meio de uma restituição; 3 – realização do planejamento estratégico participativo (PEP) para possibilitar às famílias de assentados identificar, priorizar, implantar, acompanhar e avaliar as propostas e ações necessárias para construção do seu processo de desenvolvimento. Essas ações foram apoiadas por trabalhos específicos no âmbito da produção, da organização e da inserção no mercado. Ao final são enfatizados os ensinamentos da aplicação desse conjunto metodológico no apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAdaptação e utilização de dispositivo metodológico participativo visando o desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPesquisa
dc.subject.thesagroPlanejamento Participativo
dc.subject.thesagroReforma Agrária
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.subject.thesagroAssentamento
dc.format.extent214 p.
riaa.ainfo.id570342
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-15
dc.contributor.institutionJOSE HUMBERTO VALADARES XAVIER, CPAC; MARCELO NASCIMENTO DE OLIVEIRA, CPAC; SUENIA CIBELI RAMOS DE ALMEIDA, CPAC; MARCELO LEITE GASTAL, CPAC; FRANCISCO EDUARDO DE CASTRO ROCHA, CPAC; FERNANDO ANTONIO MACENA DA SILVA, CPAC; ERIC SCOPEL, CENTRE DE COOPÉRATION INTERNATIONALE EN RECHERCHE AGRONOMIQUE POUR LE DÉVELOPPEMENT.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Adaptacao-e-utilizacao-de-dispositivo.pdf158,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace