Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570512
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMACHADO, C. T. de T.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, M. T.
dc.contributor.authorRESENDE, A. V. de
dc.contributor.authorMARTINS, E. de S.
dc.contributor.authorSENA, M. C. de
dc.contributor.authorSILVA, L. de C. R.
dc.date.accessioned2025-02-17T15:49:11Z-
dc.date.available2025-02-17T15:49:11Z-
dc.date.created2008-01-28
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE JOVENS TALENTOS DA EMBRAPA CERRADOS, 3., 2007, Planaltina, DF. Resumos apresentados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2007. p. 80.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570512-
dc.descriptionAlguns estudos têm indicado diferenças no potencial de determinadas rochas em disponibilizar potássio ( K) às plantas e a possibilidade de o extrator Mehlich 1 superestimar os teores de K disponível no solo adubado com essas rochas. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a adequação de quatro extratores (Mehlich 1, Acetato de Amônio, Bray 1 e Resina Trocadora de Íons) para a quantificação do K disponibilizado pela aplicação de diferentes rochas moídas, correlacionando a quantidade extraída com os teores e conteúdos de K em plantas de milho. Assim, um experimento foi instalado em casa de vegetação, no qual o milho foi cultivado em vasos contendo Latossolo Vermelho Amarelo distrófico argiloso, coletado sob Cerrado. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com 4 repetições, sendo os tratamentos de fornecimento de K dispostos em fatorial 4x3 + 4. Foram utilizadas quatro fontes de K (as rochas brecha alcalina, biotita xisto e ultramáfica alcalina, e cloreto de potássio p.a. como referência), aplicadas em 3 doses (50, 100 e 150 mg kg· 1 de K), além de outros quatro tratamentos adicionais (aplicação isolada das três rochas na dose de 100 mg kg· 1 de K, e uma testemunha absoluta). À exceção dos tratamentos adicionais, todos receberam correção da acidez do solo e adubação com N, P, Se micronutrientes. Antes da semeadura do milho, amostras de solo foram coletadas para análise do K pelos diferentes extratores. A parte aérea do milho foi colhida aos 36 DAP, seca em estufa, pesada e submetida a análise química. Entre os extratores, o Mehlich 1 foi o mais adequado na quantificação do K disponibilizado pelas diferentes fontes, tanto pelas correlações apresentadas com a quantidade acumulada pelas plantas como pela quantidade extraída em função das doses aplicadas. A rocha ultramáfica alcalina foi a que apresentou a maior eficiência relativa como fonte de K.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Cerrados. Documentos, 176).
dc.rightsopenAccess
dc.titleExtratores para potássio em solo adubado com pó de rochas silicáticas.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPotássio
dc.subject.thesagroRocha
dc.subject.thesagroSolo
riaa.ainfo.id570512
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-17
dc.contributor.institutionCYNTHIA TORRES DE TOLEDO MACHADO, CPAC; M. T. NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CPAC; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC; MARIANA COELHO DE SEA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; LUCAS DE CARVALHO RAMOS SILVA, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Extratores-para-potassio-em-solo-adubado-com-po-de-rochas-silicaticas.pdf396.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace