Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570537
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. I. L. de
dc.contributor.authorSILVA, F. A. M. da
dc.contributor.authorGOEDERT, W. J.
dc.contributor.authorVILELA, L.
dc.contributor.authorBECQUER, T.
dc.date.accessioned2024-02-02T18:32:14Z-
dc.date.available2024-02-02T18:32:14Z-
dc.date.created2008-01-29
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570537-
dc.descriptionRESUMO - O objetivo desse trabalho foi simular o fluxo vertical de água no solo utilizando o modelo SARRA, associar estes dados com os de concentrações de íons na solução do solo, na profundidade de 150 cm e, assim, estimar o potencial de perdas por lixiviação dos íons: NO3-, K+, Mg2+ e Ca2+, em áreas submetidas aos seguintes sistemas de cultivo: lavoura contínua, pastagem contínua e integração lavoura-pecuária. Para isso, fez-se uso de cápsulas porosas instaladas no perfil do solo na profundidade de 150 cm, para coletar as amostras da solução do solo em seis diferentes datas ao longo dos anos 2005 e 2006. Em seguida, determinaram-se, no laboratório, as concentrações dos íons NO3-, K+, Mg2+ e Ca2+. As perdas dos íons porlixiviação foram estimadas a partir do produto da drenagem gerada pelo modelo, pelas concentrações dos íons na solução do solo a 150 cm. Em termos médios, o fluxo vertical de íons no perfil do solo, apresentou concentrações na seguinte ordem de grandeza: NO3-> Ca2+ > Mg2+ > K+. Em termos comparativos entre os sistemas de cultivo, o potencial de perdas por lixiviação destes íons na solução do solo, mostrou a seguinte sequência: lavoura contínua sob preparo convencional > lavoura contínua sob plantio direto > integração lavoura-pecuária > pastagem contínua. O modelo SARRA se constitui numa ferramenta útil para estimar o fluxo vertical de água no solo e as perdas por lixiviação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFluxo hídrico
dc.titleModelagem do movimento de água e estimativa do potencial de perdas por lixiviação dos íons NO3-, K+, Mg2+ e Ca2+.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroNutriente
dc.subject.thesagroPerda
dc.subject.thesagroSolução do Solo
dc.subject.thesagroLixiviação
riaa.ainfo.id570537
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-02
dc.contributor.institutionMARIA INÊS LOPES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; FERNANDO ANTONIO MACENA DA SILVA, CPAC; WENCESLAU J. GOEDERT, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; LOURIVAL VILELA, CPAC; THIERRY BECQUER, INSTITUT DE RECHERCHE POUR LE DÉVELOPPEMENT.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Modelagem-do-movimento-de-agua.pdf79.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace