Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRESENDE, A. V. de
dc.contributor.authorHURTADO, S. M. C.
dc.contributor.authorSHIRATSUCHI, L. S.
dc.contributor.authorCORAZZA, E. J.
dc.contributor.authorSILVA, C. A. da
dc.contributor.authorPALUDO, V.
dc.date.accessioned2024-02-01T20:34:51Z-
dc.date.available2024-02-01T20:34:51Z-
dc.date.created2008-01-29
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570538-
dc.descriptionRESUMO – Na recomendação de adubação nitrogenada, a utilização de critérios que permitam estimar com maior precisão o potencial de suprimento de nitrogênio (N) pelo solo pode contribuir para maior eficiência de uso do nutriente nos sistemas agrícolas. No presente trabalho, avaliou-se a possibilidade de espacialização da demanda de N na adubação, por meio de estimativas baseadas em informações georreferenciadas sobre os teores de matéria orgânica do solo (MOS) e a produtividade das culturas numa lavoura de 97 hectares. A partir do mapeamento da MOS e da produtividade das culturas nas três últimas safras, foram feitas estimativas pontuais (considerando uma malha de 20 x 20 m) da quantidade de N suprida pelo solo via mineralização da MOS e decomposição dos restos culturais. Com essas estimativas foram gerados mapas de demanda de N na adubação para duas situações de produtividades esperadas para o milho (10 e 12 t ha-1). A metodologia utilizada permitiu definir zonas contrastantes na lavoura, nas quais o manejo sítio-específico do fornecimento de N poderia, teoricamente, otimizar a adubação. No entanto, a produtividade do milho, adubado com dose uniforme de N na safra 2006/2007, não confirmou potencial de resposta diferenciado nas referidas zonas, possivelmente devido ao fato de as condições ambientais terem favorecido uma produtividade mais homogênea na área. Conclui-se que o mapeamento da MOS e da produtividade das culturas permite obter estimativas espacializadas da necessidade de N na adubação, podendo auxiliar na definição de zonas para manejo sítio-específico da lavoura.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleMapeamento da matéria orgânica do solo e da produtividade das culturas como subsídio ao manejo sítio-específico da adubação nitrogenada.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura de Precisão
dc.subject.thesagroMilho
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.format.extent25 p.
riaa.ainfo.id570538
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-01
dc.contributor.institutionALVARO VILELA DE RESENDE, CPAC; SANDRO MANUEL CARMELINO HURTADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; LUCIANO SHOZO SHIRATSUCHI, CPAC; EDEMAR JOAQUIM CORAZZA, SCT; CARLOS ALBERTO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; VITOR PALUDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Mapeeamento-da-materia-organica-solo.pdf75,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace