Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, E. A. B.
dc.contributor.authorRESCK, D. V. S.
dc.contributor.authorSAMPAIO, D. R.
dc.contributor.authorSANTOS JUNIOR, J. de D. G. dos
dc.contributor.authorSA, M. A. C. de
dc.contributor.authorGOULART, A. M. C.
dc.date.accessioned2024-08-12T19:53:49Z-
dc.date.available2024-08-12T19:53:49Z-
dc.date.created2009-01-30
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571558-
dc.descriptionSolos do Cerrado caracterizam-se por serem altamente intemperizados, com baixa fertilidade natural, sendo a capacidade de troca de cátions (CTC) dependente de pH. O objetivo desse estudo foi avaliar a CTC potencial (CTCp; pH 7) e a CTCG (determinada em amostras com pH e força iônica equivalente à solução do solo na amostragem) em quatro sistemas de manejo do solo num experimento de longa duração conduzido na Embrapa Cerrados. As determinações da CTC e carbono orgânico foram realizadas em amostras de terra fina seca ao ar (< 2 mm) e nas frações de agregados >2 e entre 0,25 e 0,106 mm, obtidas por peneiramento úmido, na camada de 0-5 cm de profundidade. A matéria orgânica explicou 83% das variações na CTCp. Em relação à CTCG, as variações foram melhor explicadas pela contribuição das classes de tamanho de agregados. Na profundidade estudada o plantio direto não se mostrou efetivo para formação de agregados e no aumento da CTCG. Para solos de carga variável, como é o caso do Cerrado, não houve correlação entre CTCp e CTCG. A CTCG, dentro das classes de tamanho de agregados >2 e 0,25 a 0,106 mm, foi sensível aos sistemas de manejo do solo estudados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleComparação de métodos na determinação da capacidade de troca de cátions do solo sob diferentes sistemas de manejo no Cerrado.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroArado de Disco
dc.subject.thesagroCerrado
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.subject.thesagroManejo do Solo
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id571558
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-12
dc.contributor.institutionELOISA APARECIDA BELLEZA FERREIRA, CPAC; DIMAS VITAL SIQUEIRA RESCK, CPAC; DANIELA R. SAMPAIO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS; JOAO DE DEUS GOMES DOS SANTOS JUNIOR, CPAC; MARCOS AURELIO CAROLINO DE SA, CPAC; ALEXANDRE MOURA CINTRA GOULART, CPAC.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comparacao-de-metodos.pdf250.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace