Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
dc.contributor.authorSANTOS, F. C. dos
dc.contributor.authorFERREIRA, G. B.
dc.contributor.authorSILVA FILHO, J. L. da
dc.contributor.authorPEDROSA, M. B.
dc.contributor.authorFREIRE, R. M. M.
dc.contributor.authorALENCAR, A. R. de
dc.date.accessioned2024-08-12T20:53:41Z-
dc.date.available2024-08-12T20:53:41Z-
dc.date.created2009-01-30
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais: anais. Rio de Janeiro: UFRRJ: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571564-
dc.descriptionA elevada demanda por nutrientes pela cultura do algodão tem levado produtores e técnicos do Oeste Baiano a cometer excessos no manejo da adubação fosfatada, em solos de baixo fator capacidade de P. Esse estudo objetivou avaliar a resposta a doses e formas de aplicação de P no algodoeiro, em solo arenoso de Cerrado, sob plantio convencional. O ensaio foi realizado em talhão comercial de uma Fazenda em Roda Velha, distrito de São Desidério-BA, em solo de textura arenosa, corrigido e com 36,7 mg dm-3 de P (0 – 20 cm de profundidade). Foi utilizada a variedade Delta Opal e o delineamento estatístico em blocos ao acaso, com quatro repetições, testando-se diferentes doses de P2O5 – superfosfato triplo (0 a 300 kg ha-1), a lanço (sem incorporação) e localizadas no sulco de plantio. Não houve resposta na produtividade do algodão em caroço com as doses e formas de aplicação de P. A aplicação a lanço proporcionou maior resistência à ruptura da fibra. Nas condições de elevada fertilidade dos solos do Oeste Baiano onde, normalmente, o algodão é cultivado, a adubação fosfatada pose ser reduzida a níveis de reposição, uma vez que doses acima de 100 kg ha-1 não proporcionaram ganhos em produtividade.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDoses e formas de aplicação de fósforo para o algodoeiro em solo arenoso do oeste da Bahia, sob sistema de plantio convencional.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroManejo do Solo
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.thesagroFertilizante Fosfatado
dc.subject.thesagroCerrado
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id571564
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-12
dc.contributor.institutionMANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CPAC; FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CPAC; GILVAN BARBOSA FERREIRA, CPAF-RR; JOAO LUIS DA SILVA FILHO, CNPA; MURILO BARROS PEDROSA, FUNDAÇÃO BAHIA; ROSA MARIA MENDES FREIRE, CNPA; ARNALDO ROCHA DE ALENCAR, CNPA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doses-e-formas-de-aplicacao.pdf492.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace