Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571639
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFARIA, C. U.
dc.contributor.authorMAGNABOSCO, C. de U.
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, L. G. de
dc.contributor.authorREYES, A. de los
dc.contributor.authorBEZERRA, L. A. F.
dc.contributor.authorLÔBO, R. B.
dc.date.accessioned2025-04-28T20:47:34Z-
dc.date.available2025-04-28T20:47:34Z-
dc.date.created2009-02-05
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationCiência Animal Brasileira, v. 9, n. 2, p. 327-340, abr./jun. 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571639-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi estudar as inter-rela-ções genéticas dos escores visuais com as características de crescimento, por meio da estatística bayesiana, utilizando análises bicaracterísticas sob modelo animal linear-limiar, na obtenção de parâmetros genéticos. Estudaram-se as características categóricas morfológicas de musculosidade, estrutura física, conformação e sacro, aos 8, 15 e 22 me-ses de idade, em animais da raça Nelore, e também vacas adultas; e as características contínuas de crescimento, pesos aos 210, 365 e 450 dias de idade, além do peso adulto da vaca. Foram obtidas estimativas de correlações genéticas positivas de alta magnitude entre os escores visuais de musculosidade, estrutura física e conformação com as características de crescimento, indicando que a seleção de uma trará progresso genético à outra. Os resultados obtidos neste estudo também indicaram que a estrutura física e a conformação são determinadas, em grande parte, pelos mesmos conjuntos de genes que o peso. Da mesma forma, as características de escores visuais avaliadas em vacas adultas apresentaram altas correlações genéticas com o peso adulto da vaca. Para o sacro, as estimativas de correlações genéticas foram de baixa magnitude e negativas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAmostra de Gibbs
dc.titleEstimativas de correlações genéticas entre escores visuais e características de crescimento em bovinos da raça Nelore utilizando modelos bayesianos linear-limiar.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroPeso
dc.subject.thesagroGado Zebu
dc.subject.thesagroPesagem
dc.subject.thesagroMorfologia Animal
riaa.ainfo.id571639
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-28
dc.contributor.institutionCARINA UBIRAJARA FARIA, UFG; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; LÚCIA GALVÃO DE ALBUQUERQUE, UNESP; ARCADIO DE LOS REYES, UFG; LUIZ ANTÔNIO FRAMARTINO BEZERRA, USP; RAYSILDO BARBOSA LÔBO, ANCP.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
adminprodanim8.pdf338.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace