Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572171
Título: Modelo para obtenção do hidrograma de escoamento superficial em bacias hidrográficas. 1. Desenvolvimento e análise de sensibilidade.
Autoria: SILVA, J. M. A.
PRUSKI, F. F.
RODRIGUES, L. N.
CECÍLIO, R. A.
Afiliação: JOSÉ M. A. SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; FERNANDO F. PRUSKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; LINEU NEIVA RODRIGUES, CPAC; ROBERTO A. CECÍLIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Ano de publicação: 2009
Referência: Revista Brasileira de Ciências Agrárias (Agrária), Recife, v. 4, n. 1, p. 78-84, jan./mar. 2009.
Conteúdo: RESUMO: Desenvolveu-se um modelo para obter o hidrograma de escoamento superficial em bacias hidrográficas considerando tanto o escoamento em encostas como em canais. O modelo usa a equação de intensidade, duração e frequência na análise de eventos extremos ou o pluviograma correspondente ao evento em estudo na análise de eventos especiíficos e a equação de Green-Ampt-Mein-Larson para estimar a taxa de infiltração. A taxa de escoamento superficial é estimada considerando o modelo de ondas cinemáticas, no qual o hidrograma para cada célula é obtido somando-se o hidrograma produzido na célula com os provenientes das células contribuintes. O modelo é mais sensível à umidade de saturação, umidade inicial, armazenamento superficial, potencial matricial na frente de umedecimento e condutividade hidráulica do solo e menos sensível ao coeficiente de rugosidade e á interceptação pela cobertura vegetal.
Thesagro: Hidrologia
Recurso Hídrico
Cobertura Vegetal
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
S1232.pdf423,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace