Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572237
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLIMA, J. B. M. P.
dc.contributor.authorRODRIGUEZ, N. M.
dc.contributor.authorMARTHA JUNIOR, G. B.
dc.contributor.authorGUIMARAES JUNIOR, R.
dc.contributor.authorVILELA, L.
dc.contributor.authorGRAÇA, D. S.
dc.contributor.authorSALIBA, E. O. S.
dc.contributor.authorFALEIRO NETO, J. A.
dc.contributor.authorRIBEIRO, E. C. S.
dc.date.accessioned2025-04-17T19:48:05Z-
dc.date.available2025-04-17T19:48:05Z-
dc.date.created2009-08-18
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 19.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 11.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 15.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 22., 2009, Águas de Lindóia. Visão estratégica de cadeias do agronegócio: anais. Pirassununga: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572237-
dc.descriptionObjetivou-se avaliar o efeito do período de diferimento (60 e 100 dias) e de pastejo (0, 21 e 42 dias) sobre as características do pasto de Brachiaria brizantha cv. Piatã, utilizado durante a época de transição águas-seca. Foram avaliados a disponibilidade de forragem, das frações folha, colmo, forragem verde e material morto, a relação folha: colmo, a altura do dossel e a densidade volumétrica. Não foram observados diferenças significativas (P>0,05) entre os períodos de diferimento, para a disponibilidade de forragem total, disponibilidade de forragem verde, altura do dossel e densidade da forragem, sendo que o diferimento por 60 dias proporcionou menor percentagem de material morto (P<0,05). Com o avanço do período de pastejo houve reduções da disponibilidade da forragem, das frações folha e forragem verde, da relação folha: colmo e da altura do dossel forrageiro. Estas reduções foram mais evidentes no pasto diferido por 100 dias (P<0,05). O diferimento do pasto, no final da época das águas, por períodos entre 60 e 100 dias, permite quantidades adequadas de massa de forragem verde e elevadas taxas de acúmulo de forragem, constituíndo estratégia eficaz em estocar forragem destinada ao pastejo, durante a época de transição águas-seca.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEfeito do diferimento e do pastejo sobre as características do pasto durante a época de transição águas-seca.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id572237
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-17
dc.contributor.institutionJOAN BRÁLIO MENDES PEREIRA LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; NORBERTO MARIO RODRIGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; GERALDO BUENO MARTHA JUNIOR, CPAC; ROBERTO GUIMARAES JUNIOR, CPAC; LOURIVAL VILELA, CPAC; DÉCIO SOUZA GRAÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ELOÍSA OLIVEIRA SIMÕES SALIBA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSÉ ALÍPIO FALEIRO NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; EDER CARLOS SINCURA RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Efeito-do-diferimento-e-do-pastejo.pdf192.14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace