Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572244
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCAMPOS, M. A.
dc.contributor.authorMEDEIROS, F. C. L.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. M.
dc.contributor.authorRESENDE, M. L. V.
dc.contributor.authorSILVA, M. S.
dc.contributor.authorREIS, A. M. dos
dc.contributor.authorSA, M. F. G. de
dc.date.accessioned2025-02-13T13:47:21Z-
dc.date.available2025-02-13T13:47:21Z-
dc.date.created2008-04-15
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572244-
dc.descriptionCompostos naturais denominados fenilpropanóides apresentam funções na defesa vegetal, desempenhando papéis tanto na defesa pré-existente quanto na defesa induzida local e sistêmica em resposta ao ataque de patógenos. Prováveis genes que codificam para cada uma das 21 enzimas-chave envolvidas na biossíntese de fenilpropanóides em C. arabica foram identificados dentro do banco de dados brasileiro de genoma funcional de café (CafEST). De um total de 3559 ESTs selecionadas , 101 ESTs provavelmente representam a classe fenilalanina-amônia-liase (PAL). PAL catalisa a reação de desaminação de fenilalanina para gerar ácido cinâmico, dando início à rota dos fenilpropanoides. Os maiores números de ESTs, 521 e 490, foram encontrados representando as classes das enzimas cinamato 4-hidroxilase (C4H) e isoflavona O-metil-transferase (IOMT), respectivamente. Os menores números de ESTs encontrados, 21 e 36, representam as classes das enzimas chalcona isomerase (CHI) and cafeoil coenzima A O-metil-transferase (CCOMT). Análise detalhada dos 11 clusters de ESTs do tipo PAL revelou que seqüências de aminoácidos deduzidas compartilham alta similaridade (84-100%) com proteínas PAL isoladas das plantas Coffea canephora, Ipomoea nil, Catharanthus roseus, Jatropha curcas e Ulmus pumila. Além disso, a presença de uma possível ORF completa foi revelada. Ainda foi possível observar que das 101 ESTs identificadas para a classe PAL, 38 foram expressas em folhas de C. arabica sob diferentes condições, sendo a maioria encontrada em folhas de ramos plagiotrópicas de plantas adultas não tratadas com Bion. As ESTs do tipo PAL expressas em folhas estão presentes em 5 dos 6 contigs e em 2 singlets. A análise de ‘neighbour-joining’ gerou um filograma que agrupou cinco seqüências oriundas de contigs do tipo PAL de C. arabica em dois grupos maiores. A presença de possíveis membros de todas as enzimas-chave envolvidas na biossíntese de fenilpropanóides no genoma de C. arabica ainda não tinha sido relatada. Os prováveis genes identificados neste trabalho são candidatos para análises in silico e experimentais sobre o perfil de expressão. A elucidação da via de biossíntese de fenilpropanóides no metabolismo de café pode gerar impactos sobre o desfecho da resistência a doenças nesta cultura economicamente importante, levando a ganhos positivos sobre o agronegócio cafeeiro.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleExploração do banco de dados CafEST em busca de prováveis genes de Coffea arabica envolvidos na biossíntese de fenilpropanóides.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroDNA
dc.subject.thesagroGenoma
dc.subject.thesagroParasito
dc.subject.thesagroResistência
dc.format.extent25 p.
riaa.ainfo.id572244
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-13
dc.contributor.institutionMAGNÓLIA A. CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; FERNANDA C. L. MEDEIROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; LÍVIA M. PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MÁRIO LÚCIO V. RESENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MARILIA SANTOS SILVA PATRIOTA, CPAC; ANGELA MEHTA DOS REIS, CENARGEN; MARIA FATIMA GROSSI DE SA, CENARGEN.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Exploracao-do-banco.pdf89,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace