Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSANTOS, F. M.
dc.contributor.authorSILVA, R. B. da
dc.contributor.authorCAVALINI, R. M.
dc.contributor.authorSILVA, I. K. S. da
dc.contributor.authorGREGO, C. R.
dc.contributor.authorTURETTA, A. P. D.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorCHAER, G. M.
dc.date.accessioned2018-08-07T00:47:07Z-
dc.date.available2018-08-07T00:47:07Z-
dc.date.created2009-10-23
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573015-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo caracterizar o impacto da degradação do solo, induzida por arações e gradagens sucessivas aplicadas em um Planossolo Háplico sobre a densidade do solo, o teor e o estoque de C. Sessenta dias após a aplicação dos distúrbios procedeu-se a amostragem sistemática (grid 20x20 m) em parcelas degradadas (D) e não- degradadas (ND). A degradação tendeu a aumentar a densidade do solo na camada mais superficial do solo, mas não causou mudanças significativas nos teores e estoques de C do solo. No entanto, foi observado aumento sistemático em profundidade dos teores e estoque de carbono em ambos os tratamentos. Esse aumento de C em profundidade pode estar relacionado ao aumento do teor de argila ao longo do perfil, fato característico dos Planossolos. A análise geoestatística dos dados indicou a existência de dependência espacial dos atributos do solo estudados nas camadas de 0-5, 5- 10 e 10-20 cm de profundidade, fato não observado na camada de 20-40 cm. Este fato demonstra que camadas mais profundas do solo sofrem menores interferências dos manejos, e que a variabilidade das propriedades do solo nessas camadas é mais associada à gênese do próprio horizonte do solo. Este conhecimento prévio da variabilidade no campo experimental é fundamental para a definição de esquemas de amostragem destas variáveis.
dc.languagePortugues
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatéria orgânica do solo
dc.subjectVariabilidade espacial
dc.titleVariabilidade espacial da densidade do solo e dos estoques de carbono em um Planossolo submetido a arações e gradagens sucessivas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-08-07T00:47:07Zpt_BR
dc.subject.thesagroSolo Arenoso
riaa.ainfo.id573015
riaa.ainfo.lastupdate2018-08-06
dc.contributor.institutionFELIPE MARTINI SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; ROGÉRIO BASTOS DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RUAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; RODRIGO MENDES CAVALINI, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; INGRID KELLY SANTANA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; CELIA REGINA GREGO, CNPM; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; GUILHERME MONTANDON CHAER, CNPAB.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBCS2009TURETTA2510.pdf252,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace